Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFraga, Laura Pippi
dc.creatorSilva, Carem Alessandra da
dc.date.accessioned2021-02-25T19:09:48Z
dc.date.available2021-02-25T19:09:48Z
dc.date.issued2021-01-26
dc.date.submitted2020
dc.identifier.citationAMARAL, Daniela Patti do; SOUZA, Evelin Christine Fonseca de. Formação docente para o ensino religioso: análise retórica sobre o projeto político-pedagógico do curso de licenciatura em ciências das religiões da UFPB. Disponível em: <http://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt05-4144.pdf>. Acesso em: 05 dez. 2018. BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>. Acesso em: 05 dez. 2018. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm>. Acesso em: 05 dez. 2018. COSTA, Antonio Max Ferreira da. Um breve histórico do ensino religioso na educação brasileira. 2009. Disponível em: <https://cchla.ufrn.br/humanidades2009/Anais/GT07/7.4.pdf>. Acesso em: 13 Dez 2020. ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Constituição Estadual de 1989. Disponível em: <http://www2.al.rs.gov.br/dal/LinkClick.aspx?fileticket=9p-X_3esaNg%3d&tabid=3683&mid=5358>. Acesso em: 05 dez. 2018. FILHO, Lourival José Martins. Cursos de pedagogia e ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental – reflexões propositivas. 2011. Disponível em: <https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/4209_2518.pdf>. Acesso em: 01 Jul. 2020.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20337
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, RS, 2021por
dc.description.abstractAccording to the Brazilian Federal Constitution, Religious Education must be present in the curriculum of elementary education. In some State Constitutions, as in the case of Rio Grande do Sul, their offer is also assured in high school. In order to work in basic education, the training of teachers takes place through a higher education degree or full degree, however, to work in the first four grades of elementary education, the minimum training is teaching, offered in the normal mode. The didactic discipline of Religious Teaching has great relevance in the preparation of future teachers, however many times its practices are confused with those of the discipline of Religious Teaching. In contrast, the Religious Education teaching discipline has the role of providing relevant situations between theory and practice, between the competence of learning and knowing how to do. In this context, the present work aims to investigate to what extent the pedagogical action of the didactic discipline of religious education contributes to the citizen formation of students in the normal course. The study seeks, through a bibliographic search, to know the development of Religious Education throughout history, to identify the particularities of the State of Rio Grande do Sul in relation to Religious Education in public schools; and to identify the contributions of the didactic discipline of religious education in the training of students in the normal course. At the end of the study, it was concluded that the didactic discipline of Religious Education assists in the process of reframing their experiences, dispelling their prejudices and thus contributing to the fulfillment of the current LDB proposal, ensuring respect for the cultural and religious diversity of Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCurso Normalpor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectDidática de Ensino Religiosopor
dc.titleA contribuição da ação pedagógica da disciplina de didática do Ensino Religioso no curso normalpor
dc.title.alternativeThe contribution of the pedagogical action of the religious teaching teaching discipline in the normal courseeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo de Quaraí, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências da Religiãopor
dc.description.resumoDe acordo com a Constituição Federal Brasileira, o Ensino Religioso deve estar presente na grade curricular do ensino fundamental. Já em algumas Constituições Estaduais, como é o caso do Rio Grande do Sul, sua oferta também é assegurada no ensino médio. Para atuar na educação básica a formação dos professores se dá por meio de curso de nível superior de licenciatura ou graduação plena, entretanto, para atuar nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, a formação mínima é o magistério, oferecida na modalidade normal. A disciplina de didática de Ensino Religioso possui grande relevância na preparação de futuros docentes, no entanto muitas vezes suas práticas são confundidas com as da disciplina de Ensino Religioso. Diferentemente, a disciplina de didática de Ensino Religioso tem o papel de proporcionar situações de relevância entre teoria e prática, entre a competência de aprender e saber fazer. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida a ação pedagógica da disciplina de didática do ensino religioso contribui para a formação cidadã de alunos do curso normal. O estudo busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, conhecer o desenvolvimento do Ensino Religioso ao longo da história, identificar as particularidades do Estado do Rio Grande do Sul em relação ao Ensino Religioso nas escolas públicas; e identificar as contribuições da disciplina de didáticas do ensino religioso na formação dos alunos do curso normal. Ao final do estudo, concluiu-se que a disciplina de didática de Ensino Religioso auxilia no processo de ressignificação de suas experiências, dissipando seus preconceitos e assim contribuindo para o cumprimento da proposta atual da LDB, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto