A contribuição da ação pedagógica da disciplina de didática do Ensino Religioso no curso normal
Abstract
De acordo com a Constituição Federal Brasileira, o Ensino Religioso deve estar presente na grade curricular do ensino fundamental. Já em algumas Constituições Estaduais, como é o caso do Rio Grande do Sul, sua oferta também é assegurada no ensino médio. Para atuar na educação básica a formação dos professores se dá por meio de curso de nível superior de licenciatura ou graduação plena, entretanto, para atuar nas quatro séries iniciais do ensino fundamental, a formação mínima é o magistério, oferecida na modalidade normal. A disciplina de didática de Ensino Religioso possui grande relevância na preparação de futuros docentes, no entanto muitas vezes suas práticas são confundidas com as da disciplina de Ensino Religioso. Diferentemente, a disciplina de didática de Ensino Religioso tem o papel de proporcionar situações de relevância entre teoria e prática, entre a competência de aprender e saber fazer. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo investigar em que medida a ação pedagógica da disciplina de didática do ensino religioso contribui para a formação cidadã de alunos do curso normal. O estudo busca, por meio de uma pesquisa bibliográfica, conhecer o desenvolvimento do Ensino Religioso ao longo da história, identificar as particularidades do Estado do Rio Grande do Sul em relação ao Ensino Religioso nas escolas públicas; e identificar as contribuições da disciplina de didáticas do ensino religioso na formação dos alunos do curso normal. Ao final do estudo, concluiu-se que a disciplina de didática de Ensino Religioso auxilia no processo de ressignificação de suas experiências, dissipando seus preconceitos e assim contribuindo para o cumprimento da proposta atual da LDB, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.
Collections
The following license files are associated with this item: