Ensino religioso na escola como ferramenta contra discriminação e preconceito
Abstract
O presente trabalho tem como finalidade e intuito discutir a relação do ensino da disciplina de Ensino Religioso nas escolas, abordando aspectos relacionados à prática de tal disciplina aliada ao combate de preconceito, intolerância e discriminação. O trabalho se justifica no atual cenário educacional, o qual ainda demostra preconceitos - ideias pré-estabelecidas - em relação ao Ensino Religioso nas escolas, pois, percebe-se, muitas vezes, o desconhecimento de como essa disciplina deve ser abordada pelos professores, deixando, assim, que os principais objetivos fiquem deixados de lado: a luta contra desigualdade, o bullying, a discriminação racial e social e o respeito à diversidade. Deve-se levar em conta, também, o desinteresse dos alunos em relação a essa matéria de estudo, o qual fica evidente, uma vez que, conteúdos não atrativos e professores de todas as áreas do conhecimento ministram aulas de Ensino Religioso. Nesse sentido, vale a pena salientar que a escola reforça e cobra valores e virtudes dos alunos e isso pode e deve ser feito através da disciplina em questão. Trata-se, então, de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática do ensino religioso como ferramenta contra a discriminação e o preconceito e tem abordagem qualitativa, com viés metodológico interpretativo e embasamento teórico através de autores como Celso Antunes, Norberto Bobio, José Gomes Canotilho, Murilo Cisalpiano, entre outras importantes vozes que discutem e debatem essa abordagem, colaborando, assim, para o entendimento e o desenvolvimento das ideias contidas neste artigo.
Collections
The following license files are associated with this item: