O ensino religioso na contemporaneidade a busca pelo respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa
Abstract
O fenômeno religioso é uma característica da sociedade e uma vez presente na vida social também alcança o ambiente escolar. Em uma sala de aula é possível se encontrar uma variedade de comportamentos, crenças, ideias e atitudes, as quais normalmente são baseadas em convicções religiosas. Apesar de ser um Estado Laico, o Brasil institui por meio da Constituição Federal, o Ensino Religioso nas escolas. Este estudo surge com o objetivo de analisar como o Ensino Religioso se insere na Educação Pública de um Estado Laico, sendo peça fundamental para a disseminação do respeito e tolerância em relação à diversidade religiosa. Buscou compreender a perspectiva histórica do Ensino Religioso nas escolas brasileiras, discutir aspectos relacionados a laicidade do Estado e compreender as atuais nuances do Ensino Religioso nas escolas brasileiras e seu papel social. Ao final do estudo, verificou-se que, entre os principais benefícios relacionados ao Ensino Religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos, por meio da disciplina de Ensino Religioso é possível reforçar em cada indivíduo o ser social, levando aos educandos a experiência da diversidade cultural e promovendo uma cultura da paz, através de um ensino orientado pelos valores da paz, dos Direitos Humanos, da democracia e da tolerância.
Collections
The following license files are associated with this item: