O ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental
Resumen
O Ensino Religioso no Brasil passou por diversas fases. No passado, a Igreja Católica possui marcos muito fortes no processo educacional e as aulas de Religião voltavam-se quase que exclusivamente a ela. A partir da Lei 9475/97, o Ensino Religioso nas escolas públicas perdeu seu caráter confessional. O novo modelo de ensino, passa a ser macro ecumênico, pluralista, inter-religioso e não proselitista, um reflexo da laicidade do Estado. Por outro lado, apesar das Diretrizes Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia definirem objetivos e princípios do Curso, não evidencia a contribuição que o Ensino Religioso pode ter no cumprimento destes objetivos princípios e a maioria das Universidades não contempla adequadamente o Ensino Religioso em sua grade curricular. O estudo, realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica, surge com o objetivo de investigar os desafios e perspectivas do Ensino Religioso nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concluiu-se que o Ensino Religioso no Ensino Fundamental se depara com muitos desafios, iniciando pela falta de conhecimento teórico e de uma proposta de trabalho da escola, o que faz com que o docente, mesmo sem estar preparado, tenha que assumir uma postura frente ao conteúdo para o qual não foi preparado. O Ensino Religioso é fundamental, pois faz parte dos saberes que contribuem para a formação do cidadão. Por estes motivos, entende-se que ele não pode ficar marginalizado na escola, começando na formação inicial de pedagogos. Qualificar os cursos de Pedagogia no Brasil é indispensável, pois é da falta de qualificação que surgem os principais desafios envolvendo o ensino religioso.
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