Exploração de técnicas atuais de programação de jogos e geração procedural de ambientes através do desenvolvimento de um protótipo de jogo em Rust
Resumo
Em muitas instâncias, jogos digitais são considerados sandboxes ideais para a exploração
de diversas facetas de programação, como inteligência artificial e geração procedural. Seguindo
essa ideia, este trabalho propõe – através do desenvolvimento de um protótipo de
jogo 2D – a exploração e análise de diversos temas atualizados de computação: arquitetura
de software entity-component-system (ECS), design data-driven e geração procedural
de ambientes; este último combinando algoritmos construtivos tradicionais com uma versão
adaptada do inovador algoritmo WaveFunctionCollapse. Especificamente, além de
demonstrar como aplicar os conceitos mencionados em um jogo, assim como descrever
problemas, soluções e especialmente sinergias previamente não documentadas entre diversas
técnicas de geração procedural, foram realizadas análises sobre os métodos de
geração procedural utilizados, através de medidas de desempenho e definições de possíveis
casos de uso para cada algoritmo.
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