Uso de adaptadores para facilitar a distribuição de game engine em simulação distribuída
Resumen
Os simuladores, assim como os jogos em geral, são construídos com a ajuda de game
engines. Estas desempenham um importante papel em prover um conjunto de funcionalidades
comuns à todos sistemas de simulação. Porém, ao fazer o projeto de um simulador
deve-se ter atenção com a game engine escolhida, pois sua descontinuidade em algum
momento futuro pode trazer empecilhos ao sistema, como a falta de suporte, ou estagnação
tecnológica e gráfica. Um caminho escolhido para estes casos é a substituição da
engine por outra que supra as necessidades. Contudo, fazer esta troca resulta em uma
reprogramação completa do simulador, que dependendo do tamanho e da complexidade
do sistema, pode demandar de um longo período. No entanto, algumas atividades não
podem esperar, necessitando da substituição sem que o sistema pare de funcionar, e de
forma transparente a quem o esteja usando. Para buscar formas de fazer esta atualização,
é necessário uma metodologia baseada na substituição por partes, a qual tem como etapa
base a distribuição da comunicação entre engines. Para isso, este trabalho apresenta o
uso de adaptadores para realizar a comunicação de forma transparente entre engines distintas,
mantendo a interoperabilidade do sistema. Os adaptadores se mostram ser capazes
de realizar a comunicação entre diferentes engines. Contudo, para alcançar o objetivo final
de substituição de engine, são necessários estudos em outros pontos da metodologia,
como a modularização do simulador ou a separação das amarras de motores de física, por
exemplo, a fim de testar sua viabilidade.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: