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dc.creatorPolicena, Italo Rosa
dc.date.accessioned2021-03-01T11:19:33Z
dc.date.available2021-03-01T11:19:33Z
dc.date.issued2019-05-21
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20359
dc.description.abstractGrowth in energy demand and security of energy supply have become a concern in recent decades. The high cost of fossil fuels and the need to reduce the emission of greenhouse gases have made renewable energy sources attractive to the world economy. In this context, biomass becomes interesting, since it is the second largest source of renewable energy in Brazil and when converted to biofuels can have many characteristics similar to fossil fuels. The objective of this work was to analyze the technical and economic viability of the dualfuel combustion by fumigation and dualfuel by controlled reactivity (RCCI) methods in compression ignition engines, seeking the maximum substitution of diesel by biogas and having as purpose the generation of electric energy. The results showed that there are no penalties regarding the performance of the engine. Substitution values were higher than 94% at medium and high loads, and higher than 56% at low loads. Regarding the brake efficiencies, higher values were obtained in medium and high loads for the two combustion methods, with few changes in low loads. Regarding the economic analysis, the operation in dual-mode can bring a 40% greater economy when compared to the conventional diesel combustion. An applied study showed that a small rural bovine and pig farm can become self-sufficient in terms of electric energy, having a monthly internal rate of return of 3.11% and payback time in 27 months, showing that combustion in dual mode of biogas can be rather a source of energy at low cost in agriculture.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBiogáspor
dc.subjectRCCIpor
dc.subjectMotores dieselpor
dc.subjectMotores Ottopor
dc.subjectBiogaseng
dc.subjectDiesel engineseng
dc.subjectOtto engineseng
dc.titleAnálise da viabilidade técnica e econômica da utilização de biogás em motores de ignição por compressão para geração de energia elétricapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO crescimento da demanda energética e a segurança no fornecimento de energia tornaram-se um fator preocupante nas últimas décadas. O elevado custo dos combustíveis fósseis e a necessidade de se reduzir a emissão de gases de efeito estufa tornaram as fontes renováveis de energia atraentes na economia mundial. Neste contexto, a biomassa torna-se interessante, pois é a segunda maior fonte de energia renovável no Brasil e quando transformada em biocombustíveis pode possuir muitas características similares aos combustíveis fósseis. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica dos métodos de combustão dualfuel por fumegação e dualfuel por reatividade controlada (RCCI) em motores de ignição por compressão, buscando a máxima substituição de diesel por biogás de origem animal e tendo como finalidade a geração de energia elétrica. Os resultados mostraram que não há penalidades com relação ao desempenho do motor. Os valores de substituição do diesel em termos energéticos foram superiores a 94% em cargas médias e altas, e superiores a 56% em cargas baixas. Com relação às eficiências de eixo, foram obtidos maiores valores em cargas médias e altas para os dois métodos de combustão, com poucas alterações em baixas cargas. Em relação a análise econômica constatou-se que a operação em modo dualfuel pode trazer uma economia 40% maior quando comparada a combustão convencional do diesel. Um estudo aplicado mostrou que uma pequena propriedade rural criadora de bovinos e suínos pode se tornar autossuficiente em termos de energia elétrica, tendo uma taxa interna de retorno mensal de 3,11% e retorno total do investimento em 27 meses, mostrando que combustão em modo dualfuel do biogás pode ser sim uma fonte de energia a baixo custo na agricultura.por
dc.contributor.advisor1Martins, Mario Eduardo Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4000658451843066por
dc.contributor.referee1Hermany, Lober
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119032715902940por
dc.contributor.referee2Dalla Nora, Macklini
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9287411920265033por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7790105744435073por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia de Produçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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