Análise da viabilidade técnica e econômica da utilização de biogás em motores de ignição por compressão para geração de energia elétrica
Abstract
O crescimento da demanda energética e a segurança no fornecimento de energia tornaram-se um fator preocupante nas últimas décadas. O elevado custo dos combustíveis fósseis e a necessidade de se reduzir a emissão de gases de efeito estufa tornaram as fontes renováveis de energia atraentes na economia mundial. Neste contexto, a biomassa torna-se interessante, pois é a segunda maior fonte de energia renovável no Brasil e quando transformada em biocombustíveis pode possuir muitas características similares aos combustíveis fósseis. Este trabalho teve como objetivo analisar a viabilidade técnica e econômica dos métodos de combustão dualfuel por fumegação e dualfuel por reatividade controlada (RCCI) em motores de ignição por compressão, buscando a máxima substituição de diesel por biogás de origem animal e tendo como finalidade a geração de energia elétrica. Os resultados mostraram que não há penalidades com relação ao desempenho do motor. Os valores de substituição do diesel em termos energéticos foram superiores a 94% em cargas médias e altas, e superiores a 56% em cargas baixas. Com relação às eficiências de eixo, foram obtidos maiores valores em cargas médias e altas para os dois métodos de combustão, com poucas alterações em baixas cargas. Em relação a análise econômica constatou-se que a operação em modo dualfuel pode trazer uma economia 40% maior quando comparada a combustão convencional do diesel. Um estudo aplicado mostrou que uma pequena propriedade rural criadora de bovinos e suínos pode se tornar autossuficiente em termos de energia elétrica, tendo uma taxa interna de retorno mensal de 3,11% e retorno total do investimento em 27 meses, mostrando que combustão em modo dualfuel do biogás pode ser sim uma fonte de energia a baixo custo na agricultura.
Collections
The following license files are associated with this item: