Inclusão: superando barreiras
Fecha
2010Autor
Machado, Khalynca dos Santos Guidotti
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Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa, realizada com alguns
professores, através da qual se buscou identificar as barreiras que se interpõem na
prática docente, a fim de que as mesmas possam ser minimizadas. Partindo do
pressuposto que a prática docente deve congruir para o entendimento de uma
proposta inclusiva é que as experiências que estão sendo vivenciadas, construídas e
(re) construídas no cotidiano escolar, em uma escola municipal de ensino
fundamental de Pelotas/RS, foram o foco principal nesse trabalho. Os resultados
obtidos na minha pesquisa apontam que a prática da política da inclusão escolar não
condiz com a teoria, pois a falta de preparo dos professores, bem como a falta de
recursos para a nova proposta educacional apresentam-se como um problema. Foi
também possível constatar a angústia dos professores frente ao comportamento de
alguns alunos com necessidades educacionais especiais, visto que encontram
barreiras (metodológicas, atitudinais e arquitetônica) que se interpõem no processo
inclusivo. Além da formação profissional, os professores escutados foram unânimes
em apontar como obstáculo ao processo de inclusão a inexistência de uma equipe
interdisciplinar. Consideram que o apoio desta, possibilitaria um trabalho mais
significativo, ressaltando a importância de reuniões que desencadeiem um processo
coletivo, na perspectiva de fortalecer o processo educacional. Através das análises
das respostas obtidas, foi possível observar que para que o processo de inclusão se
efetive, é imprescindível uma reflexão profunda sobre alternativas inclusivas para
educação e não somente para a escola, pois não bastam apenas teorias, é
necessário articulá-las na realidade escolar, bem como na experiência profissional
de cada educador. Urge que haja um trabalho interdisciplinar na escola, que os
professores mantenham trocas de experiências entre a teoria e a prática cotidiana
em sala de aula, que encarem a política da inclusão escolar como o novo e único
paradigma da educação