A disciplina de ensino religioso como veículo atenuante da intolerância religiosa
Resumo
Este artigo aborda a relevância da disciplina de Ensino Religioso na Educação Básica e sua contribuição para o desenvolvimento de uma cultura de paz na vida das crianças e jovens. Tem por objetivo geral, refletir sobre a importância desta disciplina, fundamentada nas Ciências da Religião e ministrada por um profissional com a formação específica em Ensino Religioso. Como objetivo específico, revisitar a minimização da violência, contemplada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde propõe como uma das responsabilidades da escola, a preparação do aluno para o desenvolvimento de valores humanísticos como a empatia, o diálogo, o respeito, a solução pacífica para os conflitos, entre outros. É nesta tomada de consciência que surge o problema de pesquisa: qual é a relevância do Ensino Religioso na formação do indivíduo como veículo atenuante da intolerância religiosa? Para responder buscaram-se artigos, dissertações, experiência pessoal e trajetória como professora desta área. Para o processo investigativo, optou-se por uma pesquisa de cunho qualitativo (Haguete, 2010), também na pesquisa-formação de acordo com Josso (2010). Concluiu-se que o Ensino Religioso na vida dos alunos contribui para a formação da cultura da paz e a transformação da visão de mundo. Trabalhar em prol da aprendizagem dos alunos, dos valores para a vida, do respeito às diferentes manifestações de crença e de vivência no cotidiano, desenvolvendo a autonomia para a tomada de decisões relacionadas à ética e à moral, propiciando ao educando compreender a si, o outro e o mundo para uma cultura de paz, de tolerância e de solidariedade
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