Mediação da disciplina de ensino religioso nas escolas públicas e seus desafios
Abstract
O presente artigo busca compreender os desafios presentes na mediação da disciplina de Ensino Religioso no contexto escolar e o papel do educador no processo de aprendizagem dos educandos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, para responder a questão de pesquisa: são os desafios da disciplina de Ensino Religioso das escolas públicas? Dentre esses desafios interessa saber, especialmente, o papel do educador no processo de aprendizagem dos educandos. Questões relacionadas ao ensino religioso, no que se refere às escolas públicas no Brasil, ganham espaço nos debates públicos, e é um tema de grande relevância por ser bastante polêmico, pois trata de uma diversidade de contexto, e, ao mesmo tempo, de grande importância já que a disciplina trabalha temas essenciais ao desenvolvimento integral do aluno, dando equilíbrio as demais áreas do conhecimento. A realidade das escolas nos propõe a vivência de que a prática do ensino religioso exerce função interdisciplinar. Permite o elo entre as demais disciplinas e até mesmo proporciona o suporte para as mesmas. Com real destaque da importância de se trabalhar em torno de conteúdos sobre todas as religiões, incentivando a tolerância, a empatia e a paz na formação dos cidadãos. Falar em religião no contexto escolar requer uma ampla visão, vivenciar a reflexão desta prática, afinal, está-se propondo a dialogar sobre uma diversidade de pensamentos, crenças e valores, oriundos de lares, culturas e construções de vivenciais diferentes. Por fim, estas foram às questões que objetivaram a pesquisa do tema deste artigo.
Collections
The following license files are associated with this item: