Revisitando a perspectiva dos professores do ensino religioso em sala de aula
Resumen
Quando percorremos uma jornada de quatro anos em busca do saber e de respostas percebemos uma inquirição ontológica em nosso viver, a reencontramos nos alvores deste curso de Licenciatura em Ciências da Religião e mais uma vez ela esta a nossa frente de forma recorrente: “Os homens pouco sabem de si,... indagam, respondem e suas respostas os levam a novas perguntas.” (1) (FREIRE, 2019, p.39). Não nos preocupamos exatamente com regulação e normatização da escolarização do Ensino Religioso em escolas públicas e denominacionais, isto também é importante e passível de problematização. Aliás, o embate ideológico a respeito do tratamento do aspecto religioso na escolarização tem acompanhado a história educacional de nosso país. Nossa preocupação foi a dialética estabelecida entre o ser humano professor e sua visão holística do mundo religioso e seu devir de conviver de forma pacífica e pacificadora com a alteridade religioso que compõe seu universo de trabalho. Qual a carga que envolve a habilidade de estar aberto a dialogicidade num campo tão intimo como a fé pessoal no ambiente multi religioso escolar sem falsidade, negacionismo ou cooptação catequética? Como conciliar: “o Ensino Religioso através de profissionais que atuam nesta área não mais com pressupostos teológicos, mas com pressupostos pedagógicos” (2) (JUNQUEIRA, 2002, p. 43. Objetivamos revisitar a perspectiva dos professores do ensino religioso em sala de aula. Concluímos que a religião que pode ser considerada como vertendo das fontes do “religare”, religar com o transcendente.
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