Perfil do professor do ensino religioso da EJA na Escola Municipal Duque de Caxias – Santa Maria\RS
Fecha
2020-12-01Autor
Santos, Maria Guadalupe Goulart dos
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O Ensino Religioso assumiu diferentes perspectivas teórico-metodológicas e como parte integrante da formação básica do cidadão assegura o respeito à diversidade cultural religiosa, sem proselitismo. Como área de conhecimento, efetiva-se com profissionais qualificados e habilitados para o pleno e qualificado exercício do magistério e que devem estar atentos para compreender e tematizar o sagrado e contextualizar a questão do fenômeno religioso numa ótica de pluralidade. Considerando a importância do professor do Ensino Religioso realizou-se a aplicação de um questionário com professor que atua na modalidade EJA, em uma escola municipal de ensino fundamental em Santa Maria. Participaram da pesquisa a única professora que atua em todas as etapas e a supervisora da escola. O resultado obtido na pesquisa demonstra neste universo escolar que há uma preocupação dos profissionais em disponibilizar suas atuações através do diálogo, articulando-o frente as questões apresentadas durante o processo de aprendizagem, sendo interlocutores e mediadores de conflitos. Há uma preocupação de educar para o respeito, a liberdade e a cidadania e também, na busca de formação continuada, discussões e construções coletivas dos docentes para que haja um direcionamento comum e uma prática interdisciplinar e inter-religiosa naquela modalidade de ensino.
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