Revisitando a intolerância religiosa no ambiente escolar
Resumo
Apesar de ser caracterizado pela pluralidade de crenças religiosas, o Brasil possui uma grande predominância cristã, característica que pode explicar os elevados índices de registros e denúncias de intolerâncias religiosas. A escola surge como um importante contexto de desenvolvimento de uma educação voltada para a valorização das diferenças, e, assim, formar indivíduos capazes de reconhecer e respeitar a riqueza dessas assimetrias individuais, sejam elas na aparência, nos costumes, nas crenças, na cultura ou qualquer outra. O estudo teve como objetivo revisitar a intolerância religiosa no ambiente escolar. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, buscamos aprofundar esse tema, refletindo para a necessidade da educação para tolerância e aceitação da diversidade religiosa e a educação para a paz. Dentro desta problemática, buscamos conhecer as formas de intolerância religiosa no ambiente escolar, e buscamos respostas da seguinte situação-problema: quais as pesquisas que tratam sobre a intolerância religiosa no ambiente escolar? Concluiu-se que a discriminação ou intolerância religiosa na escola faz com que o aluno se sinta humilhado diante de seus colegas pelo simples fato de cultivar uma tradição religiosa distinta ou simplesmente por não cultivar nenhuma religião. Esta violência repercute diretamente em seu processo de aprendizado, podendo, inclusive, levar à evasão escolar. Ao final do estudo, entende-se ser necessário um maior aprofundamento por parte dos professores nas causas que envolvem a Lei nº 10.639/2003, que trata do ensino da cultura negra, de forma que os professores se tornem agentes no cumprimento da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em favor de ações afirmativas multiculturais, em que a comunidade escolar é a maior beneficiada nesse processo.
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