Serviço de água e esgoto de São Leopoldo: uma análise sobre a gestão organizacional e indicadores de qualidade relacionados à ouvidoria da autarquia
Resumen
O presente artigo aborda o funcionamento da Gestão Organizacional de uma autarquia pública, prestadora de serviço essencial para a população da cidade: o abastecimento de água, bem como o recolhimento e tratamento do esgoto. A autarquia analisada é o Serviço Municipal de Água e Esgoto - SEMAE, da cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Para analisar o complexo de relações existentes na Gestão Organizacional da empresa e também no seu planejamento estratégico, foram utilizados materiais bibliográficos pertencentes à autarquia e também leituras de autores do tema. A busca por uma gestão pública eficiente e de qualidade tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas e, para contribuir com a melhoria deste segmento, procurou-se elencar dados e realizar um estudo de caso sobre uma autarquia prestadora de um serviço público essencial, a água. O resultado desta investigação foi a descoberta de uma série de estruturas administrativas e organizacionais do SEMAE, que sustentam toda a gestão da empresa e que também apresentam e mensuram seus resultados através de indicadores de qualidade. Analisando estes indicadores de qualidade, foi possível notar alguns gargalos enfrentados pela autarquia e também excepcionalidades referentes a efeitos da natureza, que interferem diretamente nos números finais.
Colecciones
- Gestão Pública - EaD [365]