Uma análise sobre o ensino religioso nas turmas do magistério pós médio do Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha
Resumen
A Constituição Federal Brasileira institui o Ensino Religioso como disciplina escolar de oferta obrigatória no currículo do Ensino Fundamental. Seguindo as diretrizes nacionais, o Ensino Religioso nas Escolas Públicas deve apresentar caráter supra confessional e inter-religioso, vedando qualquer forma de doutrinação e proselitismo, buscando propagar a ideia de diversidade religiosa.Apesar da legislação instituir um modelo baseado na laicidade, fatores culturais contribuem para a dificuldade de certas religiões aceitarem o novo modelo de ensino, fazendo com que o espaço da escola pública ainda seja utilizado como campo de doutrinação religiosa, pouco contribuindo para a eliminação do preconceito religioso. Frente à esta problemática, o presente trabalho visa verificar como está sendo a preparação dos professores para este cenário. A pesquisa teve como objetivo verificar se os conteúdos desenvolvidos nas aulas de ER nas turmas do Magistério Pós Médio do Instituto Estadual de Educação Prof. Liberato Salzano Vieira da Cunha de Santana do Livramento/RS estão de acordo com o Referencial Teórico de ER do RS e com a BNCC. O estudo pode ser classificado como uma pesquisa bibliográfica, entretanto, também pode ser entendido como um estudo de caso, pois é concretizado a partir de uma análise conjunta com o professor regente da disciplina de Ensino Religioso das turmas estudadas. Ao final do estudo, conclui-se que, embora o Ensino Religioso nos primeiros anos do Ensino Fundamental tenha amparo na BNCC e no Referencial Curricular Gaúcho, existem muitas fragilidades em sua real implantação no contexto das escolas, como os conteúdos próprios da área de Ensino Religioso e à falta de formação do professor.
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