Práticas de relacionamento da indústria farmacêutica: a visão dos médicos de Frederico Westphalen/RS
Abstract
O presente trabalho visa compreender a utilização de práticas de relacionamentos, elaboradas por organizações privadas, fortemente direcionadas para segmentos e públicos específicos. São essas práticas que provocam interesse sobre a indústria farmacêutica e estimulam a pensar, sob a ótica das Relações Públicas, nos relacionamentos promovidos com médicos e médicas de Frederico Westphalen/RS. A partir disso, questiona-se: como se caracterizam, sob a ótica das relações públicas, os relacionamentos promovidos pela indústria farmacêutica com o público estratégico composto pelos médicos? Dessa forma, o objetivo geral do trabalho consiste em compreender, sob a ótica das relações públicas, as práticas de relacionamento promovidas pela indústria farmacêutica a partir da vivência de médicos de Frederico Westphalen/RS. Em termos específicos, almeja realizar pesquisas bibliográficas, identificar as práticas de relacionamento promovidas pela indústria farmacêutica a partir da vivência de médicos(as) de Frederico Westphalen/RS, e refletir a respeito dessa práticas sob a perspectiva de Relações Públicas. O trabalho é estruturado a partir de dois movimentos teóricos centrais. O primeiro visa expandir a compreensão sobre uma das maiores e mais ricas indústrias do mundo, bem como entender sobre questões regulatórias e pontuar aspectos da comunicação com médicos. Para tanto, aborda a contextualização da indústria farmacêutica e sua comunicação, explorando dados financeiros, informações sobre regulamentação e pesquisas que demonstram algumas de suas estratégias centrais de relacionamento com os médicos. O segundo movimento, por sua vez, é dividido em três passos. No primeiro, abrange a gestão dos relacionamentos, conferindo um norte para pensar as práticas de relacionamentos mencionadas. No segundo, traz reflexões sobre a conceituação de públicos, que permitem estratégias segmentadas e direcionadas. Por fim, aborda a comunicação dirigida e seus tipos. Em termos metodológicos, propõe-se o uso de instrumentos e técnicas de observação, pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, buscando compreender, a partir da visão dos médicos e médicas de Frederico Westphalen/RS, aspectos sobre as práticas de relacionamento da indústria farmacêutica. Como considerações finais, identificou-se o uso de práticas mercadológicas, que se mostraram incoerentes com as expectativas dos médicos e médicas participantes.
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