Estratégias de comunicação em projetos de responsabilidade social: o caso do projeto Caravana RGE
Abstract
Este trabalho trata sobre a responsabilidade social corporativa mediada pela comunicação estratégica. Ao observarmos o contexto social em que estamos, percebemos que a atuação organizacional deve ir além de seu processo produtivo e de geração de impostos e empregos. Muitas vezes, questões ambientais, sociais, culturais e outras situações de vulnerabilidade podem afetar o dia a dia organizacional. Dessa forma, a responsabilidade social deve ser uma forma de conduta das empresas, tendo em seu ambiente interno a comunicação estratégica como amparo para que ela seja, além de um discurso, também vivida. Essa monografia adotou como objeto empírico o projeto Caravana RGE desenvolvido pela concessionária de energia Rio Grande Energia (RGE) e pela agência Axis Mundi. O objetivo geral consiste em estudar as estratégias de comunicação utilizadas na promoção deste projeto, mais especificamente procura-se aprofundar o conhecimento sobre elas, identificando as que foram utilizadas e elencando as mídias utilizadas neste projeto, bem como seus resultados. Assim, o problema de pesquisa se define em descobrir como as estratégias de comunicação contribuem na promoção do projeto Caravana RGE. A metodologia aplicada baseia-se na pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, utilizando a técnica das entrevistas semiestruturadas e, para a análise dos dados, inspirou-se na análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Por meio desta monografia foi possível identificar que as estratégias de comunicação contribuíram para proporcionar relacionamento da empresa com seus públicos e construir uma imagem organizacional positiva. No entanto, também percebeu-se que a atuação responsável socialmente está fortemente pautada pelas exigências da legislação.
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