O teatro respirando por máquinas: a relação de formandos do curso de Licenciatura em Teatro da UFSM com espetáculos online
Resumen
O presente trabalho insere-se no campo da licenciatura em Teatro e objetiva analisar a experiência dos futuros professores de teatro com espetáculos disponíveis online, caracterizando-se como uma espectação mediada pela tecnologia no período de isolamento social pela Covid 19. Os dados para análise foram produzidos a partir de uma entrevista realizada com os formandos do ano de 2020 do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria. Para tanto, foi utilizada a metodologia do estudo de caso, embasado em uma abordagem contemporânea (STAKE, 2010) e realizada a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Além disso, o trabalho está alicerçado no pensamento de Jorge Dubatti, em especial nas noções de convívio e tecnovívio, sendo que cada uma delas propõe experiências distintas. Os resultados alcançados referem-se à reflexão sobre o ritual no tecnovívio tendo como marcadores as diferenças de percepção do tempo e do espaço; de um lado rompendo com as referências do teatro convivial, de outro promovendo outra possibilidade de experiência na qual a responsabilidade do espectador se torna maior. As considerações finais apontam que esta prática pode mobilizar outros modos de pensar, aprender e ensinar teatro.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: