Entre o trabalho e as aspirações à empregabilidade: interlocuções com estudantes universitários após o estágio em curso técnico
Fecha
2013-03-25Segundo membro da banca
Pereira, Ascisio dos Reis
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa dissertativa vincula-se à Linha de Pesquisa II – Práticas Escolares e Políticas Públicas (LP2), do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo Kairós – Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, ambos, da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM/RS. Na oportunidade, a mesma obteve o financiamento (bolsa de estudos) do Convênio ANPED/IPEA/2011. A pesquisa objetivou analisar como os estudantes que realizaram o Curso Técnico em Agropecuária na Modalidade Integrada (Turma- 2011) no Instituto Federal Farroupilha - Campus de Júlio de Castilhos/RS e atualmente ingressaram no ensino superior, descrevem o trabalho realizado no tempo e espaço de Estágio Curricular e se este (des) implicaria hoje, em suas escolhas na continuidade de suas respectivas escolarizações. Para tal, partiu-se da proposição de que o estágio configura-se como práxis pedagógica, pois, constituiu- se como uma inserção inicial ao mundo do trabalho, e não deve se reduzir à unilateralidade das condições de empregabilidade. Nessa perspectiva, a pesquisa teve como aporte teórico/metodológico a análise dialética, compreendida como possibilidade crítica de análise dos fenômenos, com base no Materialismo Histórico. Como procedimento, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com oito estudantes. Para análise e sistematização dos dados produzidos, utilizaram-se princípios da Análise de Conteúdo, com base em Bardin (2011), em consonância com a compreensão dialética. Como resultados, confirmou-se a hipótese inicial que justificou a escolha do campo e dos sujeitos a serem investigados, assim como foi respaldada a problemática proposta, em que cinco dos oito sujeitos confirmaram que o estágio do curso técnico foi decisivo em termos de seu caráter pedagógico, para suas respectivas escolhas à progressão de suas escolarizações no ensino superior.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: