dc.creator | Minato, Lauren Hundertmarck | |
dc.date.accessioned | 2021-04-07T17:59:01Z | |
dc.date.available | 2021-04-07T17:59:01Z | |
dc.date.issued | 2013-04-24 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20494 | |
dc.description.abstract | This research was carried out at Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)
from Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). The study is inserted into the
Research Line “Formação docente, saberes e desenvolvimento profissional” (LP1),
and sought to investigate the relations of tutor teachers with their own and their
student teacher’s education through the Supervised Student Teaching (SST). The
SST is one of the spaces of teacher practice in education teacher program and it
offers pluralities in the relations established wherever it occurs – the school and the
university – not only for the future teacher, but also, for the ones who are engaged in
it. The research proposed studying the narratives by the investigated subjects:
teachers of basic education schools of Santa Maria/RS, which receive students from
teacher education programs, enrolled in SST courses, from UFSM, with the purpose
to investigate how they characterize the orientation work inside SCT, space/time
education in which they take part. Thus, tutor, in the text, presents the character of a
teacher that works together with the future teacher. The research adopted a
qualitative approach, characterized as a case study, with non-structured interviews,
audio recorded, and carried out with each tutor individually, six in total, from the
disciplines of Science, Biology, Portuguese Language and English Language. In this
way, it was possible to identify different types of supervising and conceptions upon
SST for each tutor teacher, as a help to the student teacher just when required, or seen as doubts and knowledge exchanges between both or, yet, as an interaction
and collective construction among everybody who takes part into the SST, including
also the orientating teacher, being possible, to identify in some tutors the
responsibility for the student teacher education. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Professor tutor | por |
dc.subject | Estágios nas licenciaturas | por |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Tutor teacher | eng |
dc.subject | Student Teacher | eng |
dc.subject | Teacher education | eng |
dc.subject | Teaching at teacher | eng |
dc.subject | Education program | eng |
dc.title | Ausências, brechas e encontros: o professor tutor no estágio curricular supervisionado | por |
dc.title.alternative | Absences, gaps and meetings: the tutor teacher at supervised student teaching | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa desenvolveu-se no Programa de Pós-Graduação em Educação
(PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O estudo está inserido na
Linha de Pesquisa “Formação docente, saberes e desenvolvimento profissional”
(LP1), e procurou investigar as relações de professoras e professores tutores com a
formação de si e do estagiário no contexto do Estágio Curricular Supervisionado
(ECS). O ECS é um dos cenários da prática docente do professor em formação e
propicia pluralidade nas relações estabelecidas entre os espaços em que se
desenvolve - a escola e a universidade -, não só para o futuro professor, mas
também, para os que o acompanham. A pesquisa propôs-se ao estudo das
narrativas derivadas dos sujeitos foco: professores das escolas de educação básica
da cidade de Santa Maria/RS, que recebem os acadêmicos dos cursos de
licenciatura, da disciplina de ECS da UFSM, denominados aqui tutor, com o objetivo
de investigar a forma que esses caracterizam a orientação dentro do ECS,
espaço/tempo formador do qual fazem parte. Assim, tutor, no texto, apresenta o
caráter do professor que realiza um trabalho com o estagiário. A pesquisa se deu
pela abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, com entrevistas
não estruturadas, gravadas em áudio, realizadas individualmente com cada tutor,
seis ao total, oriundos das disciplinas de ciências, biologia, língua portuguesa e
língua inglesa. Nesse sentido, foi possível identificar diferentes modos de orientação e concepções sobre o estágio para cada professor tutor, como de auxílio ao
estagiário apenas quando requisitado, ou visto como uma troca de dúvidas e
saberes entre ambos ou ainda como uma interlocução e construção coletiva entre
todos os atores do estágio, incluindo também o professor orientador, sendo possível,
em alguns tutores visualizar encontros desses com o papel formador. | por |
dc.contributor.advisor1 | Freitas, Deisi Sangoi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1136434717168776 | por |
dc.contributor.referee1 | Wielewicki, Hamilton de Godoy | |
dc.contributor.referee2 | Tolentino Neto, Luiz Caldeira Brant de | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4060483963739321 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |