A constituição dos processos educacionais: história da educação em Frederico Westphalen/RS (1917 – 1950)
Abstract
A presente dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 2 – Práticas Escolares e
Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Grupo de Pesquisas em
Educação e Memória - Clio - da Universidade Federal de Santa Maria. Em tal pesquisa,
objetivamos compreender a constituição dos processos educacionais em Frederico Westphalen
na primeira metade do século XX, como possibilidade de repensar suas práticas,
enfrentamentos e resistências por uma História da Educação. Assim sendo, buscamos
investigar os diversos aspectos que o constituem nas condições de tempo e espaço
delimitados: (1917-1950). As nossas opções metodológicas embasam-se, então, em fontes
(auto) biográficas, documentais e bibliográficas – tendo como principal a História Oral –
modalidade História Oral de Vida e entrevistas semiestruturadas como instrumento de
investigação. Para a fundamentação teórico-metodológica utilizada para a coleta de dados e
análises, utilizamos autores como Burke (1992, 2008), Delory-Momberger (2008, 2009),
Halbwachs (2006), Meihy, (2000, 2007). Já para a discussão de nosso problema de pesquisa:
Giron & Bergamaschi (1996), Kreutz (1991, 1998, 2001, 2010, 2011, 2012), Poutignat &
Streiff-Fenart & Fredrik Barth (2011), Ribeiro (1994, 2001, 2007) Roche (1969), Seyferth
(1981, 1999, 2000, 2003, 2010, 2010, 2011) Stephanou & Bastos (2009), Veiga (2007) e Zarth
(1997). Investigações assim delimitadas e sua concretização na narrativa escrita são
potencialmente relevantes para ampliar o conhecimento em História da Educação sobre
questões e locais ainda não contemplados em pesquisas acadêmicas, seja emergindo
elementos novos de processos educacionais em um local povoado/colonizado em condições e
contextos diferenciados; ou, ainda, na importante tarefa de contribuir num sentido social e
científico da produção de documentos, arquivos constituídos através das narrativas
frutificadas na participação de sujeitos que evocam memórias e vivências escolares a partir
das experiências do presente, mas que se ancoram ainda no século passado. Os processos
educacionais escolares desenvolvidos nas sedes das Sociedades Escolares Étnicas no povoado
de Barril, inaugurados a partir da colonização e constituição étnica, foram iniciativas
singulares em reação à total falta de estrutura encontrada pelos colonizadores no local, atitudes embasadas em definições culturais, políticas e ideológicas que deixaram importante
contribuição para a educação brasileira, que foram basilares; constituições efetivadas por e
nas relações de poder estabelecidas e dinamizadas intraétnico e interétnico nos agrupamentos
étnicos e desses para com outros centros de poder, potencializadas pelo uso instrumental da
etnicidade, embora em um contexto de colonização nacionalizante, interferências que
penetravam aos poucos nessas iniciativas, extinguindo-as de forma compulsória com a
política de nacionalização instaurada no Estado Novo.
Collections
The following license files are associated with this item: