A narração de si-outro: avaliação da aprendizagem e formação permanente de professoras(es) de matemática
Fecha
2013-04-05Primeiro membro da banca
Silva, Heloisa da
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
Terceiro membro da banca
Maciel, Adriana Moreira da Rocha
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Essa pesquisa dissertativa configura-se como um processo de investigação- formação, tendo como objetivo: investigar como que, no decorrer de suas trajetórias formativas, professores de matemática foram significando a avaliação da aprendizagem e como suas práticas avaliativas são influenciadas por estas significações. Considera-se, teórico-metodologicamente, o cenário da Pesquisa- formação em uma abordagem (auto)biográfica, de tal modo que as narrativas, ao mobilizarem a subjetividade dos docentes, demarcam as experiências de um vivido atravessado de si-outro, apontando para um movimento de conscientização e formação permanente na perspectiva freireana. Estas narrativas, sublinhando a temática avaliação da aprendizagem e os lugares de formação, realizaram-se com três professoras de matemática de educação básica mediante temas geradores e um grupo dialógico, considerando marcas e problematizações acerca de práticas educativas. Têm-se, assim, significações acerca da avaliação da aprendizagem de modo particular para cada uma das professoras, representando medos, pressões, angústias, sucessos etc., mas, que no processo de narração reelaboram-se e produzem perspectivas reflexivas e possibilidades de mudanças. Com isso a pesquisa adquiriu um desenho que (entre)laça os tempos passado-presente-futuro e que interpreta, hermeneuticamente, com os sujeitos o trabalho (teórico e empírico), demarcando a pesquisa como prática de (auto)formação em uma perspectiva reflexivo-crítica da/na práxis.
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