Mostrar registro simples

dc.creatorSepel, Franciele Farias
dc.date.accessioned2021-04-08T20:35:28Z
dc.date.available2021-04-08T20:35:28Z
dc.date.issued2019-03-12
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20510
dc.description.abstractIn the current Brazilian educational scenario, considering the second decade of the 21st century not finished yet, a proposal to change educational laws becomes controversial: the attempt to insert the “Projeto de Lei Escola sem Partido” (PLESP) in law of Diretrizes e Bases da Educação (LDB). The PLESP in its positions, has inspired the proposition of several other projects that intend to dispense with the teacher's pedagogical practice, aiming to avoid an alleged ideological and political "indoctrination" in the classroom. This proposal is widely questioned because, among other issues, it indicates that every classroom should have a poster, which contains new guidelines for the teacher, which, in turn, aim to determine how the teacher should behave and including what you can say or what you need to silence, being liable to punishment if/when considered a offender. This project, given its character, is being discussed, either by supporters or critics, at the same time as it is being presented in several instances, namely: at the national level, the Senado Federal and the Congresso Nacional; at the state level in at least seventeen Assembléias Legislativas of federative units; at the municipal level, in eighty-five city councils of Brazilian municipalities. In this paper, therefore, we aim to reflect on this issue, taking as discursive materialities for analysis, discursive clippings of the vídeo “Roda Viva | Leandro Karnal, 04/07/2016”, of article “UFPR diz que „Escola sem Partido‟ limita ensino e pode gerar perseguições” by Rogério Galindo and the vídeo “Prof. Fernando Penna - Audiência Pública sobre “Escola sem Partido” (Senado Federal 16/11/2016)” and some of their comments in the digital scope. The theoretical support to be used will be the concepts of French Line Discourse Analysis (AD), added to the concepts of “politics” and “political” from Aristóteles, Hannah Arendt and Jacques Rancière as well as “Left and “Right” by Joelza Ester Domingues e Bertoni de Oliveira Sousa. Also, in this paper we try to observe possible impacts on Education and on Brazilian society as a whole if the implementation of Projeto de Escola sem Partido occurs and also to interpretation of the PLESP based on what was said by the authors of the elected corpus.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEscola sem partidopor
dc.subjectLDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação)por
dc.subjectEfeitos de sentidopor
dc.subjectPolíticapor
dc.subjectPolíticopor
dc.subjectSense effectseng
dc.subjectPoliticseng
dc.subjectPoliticaleng
dc.titleO político nas leis nacionais de educaçãopor
dc.title.alternativeThe politician in the national education lawseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNo atual cenário educacional brasileiro, a considerar a segunda década do século XXI ainda não terminada, uma proposta de alteração nas leis educacionais se torna polêmica: a tentativa de inserção do “Projeto de Lei Escola sem Partido” (PLESP) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O PLESP, em suas posições, tem inspirado a proposição de vários outros projetos que intencionam coibir a prática pedagógica do professor, objetivando evitar uma suposta “doutrinação” ideológica e política em sala de aula. Essa proposta de lei é amplamente questionada, pois, entre outras questões, indica que toda sala de aula deva ter um cartaz, no qual constem novas diretrizes ao docente, as quais, por sua vez, visam a determinar como o professor deve se portar e, inclusive, o que pode dizer ou o que precisa silenciar, estando passível a punições se/quando considerado transgressor. Esse projeto, dado seu caráter, está sendo discutido, seja por simpatizantes, seja por seus críticos, ao mesmo tempo em que está sendo apresentado em diversas instâncias, a saber: em nível nacional, o Senado Federal e o Congresso Nacional; em nível estadual em, pelo menos, em dezessete Assembleias Legislativas de unidades federativas; em nível municipal, em oitenta e cinco Câmaras de Vereadores de municípios brasileiros. Neste trabalho, portanto, temos como objetivo refletir sobre a referida questão, tomando como materialidades discursivas para análise, recortes discursivos do vídeo “Roda Viva | Leandro Karnal, 04/07/2016”, do artigo “UFPR diz que „Escola sem Partido‟ limita ensino e pode gerar perseguições”, de autoria de Rogerio Galindo e do vídeo “Prof. Fernando Penna - Audiência Pública sobre “Escola sem Partido” (Senado Federal 16/11/2016)”, e alguns dos respectivos comentários no âmbito digital. O suporte teórico a ser utilizado serão os conceitos da Análise de Discurso de linha francesa (AD), agregados aos conceitos de “Política” e “Político” a partir de Aristóteles, Hannah Arendt e Jacques Rancière, bem como de “Direita” e “Esquerda”, por Joelza Ester Domingues e Bertoni de Oliveira Sousa. Neste trabalho, ainda, tratamos de observar possíveis impactos na Educação e na sociedade brasileira como um todo, caso ocorra a implementação do Projeto de Lei Escola sem Partido e, ainda, de proceder à interpretação do PLESP, com base no dito pelos autores do corpus eleito.por
dc.contributor.advisor1Martins, Taís da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8223110305050343por
dc.contributor.referee1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.referee2Coutinho, Renata Patricia Corrêa
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4793136949218730por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International