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dc.contributor.advisorCorrêa, Marcos Kröning
dc.creatorPedroso, José Rui Fernandes
dc.date.accessioned2021-04-13T13:37:25Z
dc.date.available2021-04-13T13:37:25Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20550
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe present research approaches the 3 Concert Studies for Guitar by Radamés Gnattali (19061988), namely Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2, composed, respectively, in 1950, 1958 and 1981. Despite being written in distinct times, they were published as a cycle in 1990 by Chanterelle Verlag, with Gennady Zalkowitsch and Michael McMeeken as editors. A systematic analysis, with Jan LaRue‟s Guidelines for Style Analysis (1970, 2ª ed.2011) as the main theoretic source, was made about the musical language present at the studies, highlighting technical and compositional characteristics which are crucial to the crafting of the work. Jan LaRue‟s Style Analysis proposes the understanding of musical discourse in dimensions of three magnitude, large, middle and small, and the decomposition in four contributing elements and a fifth combining element: (SHMRG – Sound, Harmony, Melody, Rhythm and Growth). The results attained confirms the understanding in Wiese‟s research (1995) and Zorzal‟s (2005) concerning the mix of stylistic and compositional elements found in jazz, romantic era, impressionism and Brazilian‟s popular music. Besides that, the use of rhythmic patterns and grooves with thematic treatment could be perceived, as well as the coordinated use of the relative ratios of internal parts as a source of Growth. With the paper it‟s expected to contribute with the discussions concerning the musical understanding of Gnattali‟s music in his solo guitar works, offering the guitar players and students theoretical foundations to their interpretations.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectRadamés Gnattalipor
dc.subjectViolãopor
dc.subjectAnálise musicalpor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectGuitareng
dc.subjectMusical analysiseng
dc.subjectInterpretationeng
dc.titleTrês estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Laruepor
dc.title.alternativeRadamés Gnattali’s 3 concert studies for guitar: an interpretative analysis through Jan Larue’s guidelineseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda os Três Estudos de Concerto de Radamés Gnattali (1906-1988), sendo eles: Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2 compostas respectivamente, em 1950,1958 e 1981. Apesar de escritos em épocas distintas foram publicados como um ciclo em 1990 pela Chanterelle Verlag, em edição de Gennady Zalkowitsch e Michael McMeeken. Utilizando as Diretrizes para Análise de Estilo de Jan LaRue (1970, 2ªed.2011), realizou-se uma análise sistemática da linguagem musical presente nos estudos, destacando os aspectos técnicos e composicionais determinantes na construção da obra. A análise de estilo de LaRue propõe o entendimento do texto musical em dimensões de três magnitudes – macro, média e micro – e a decomposição em 4 elementos contribuintes e um quinto elemento combinador: (SHMRG – Som, harmonia, melodia, ritmo, crescimento). Os resultados obtidos corroboram com o entendimento das pesquisas de Wiese (1995) e Zorzal (2005) no que diz respeito à mescla de elementos estilísticos e composicionais presentes no jazz, na música do romantismo e impressionismo, e música popular brasileira. Além disso, verifica-se a utilização de elementos rítimicos com força temática, assim como a utilização coordenada das proporções das estruturas internas como fonte de crescimento. Espera-se com esse trabalho contribuir com as discussões referentes ao entendimento da linguagem musical de Radamés em suas obras para violão solo e oferecer aos violonistas e estudantes subsídio teórico para suas interpretações.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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