Três estudos de concerto para violão de Radamés Gnattali: uma análise interpretativa através das diretrizes de Jan Larue

Visualizar/ Abrir
Data
2019-12-13Autor
Pedroso, José Rui Fernandes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa aborda os Três Estudos de Concerto de Radamés Gnattali (1906-1988), sendo eles: Toccata em Ritmo de Samba n.1, Dansa Brasileira e Toccata em Ritmo de Samba n.2 compostas respectivamente, em 1950,1958 e 1981. Apesar de escritos em épocas distintas foram publicados como um ciclo em 1990 pela Chanterelle Verlag, em edição de Gennady Zalkowitsch e Michael McMeeken. Utilizando as Diretrizes para Análise de Estilo de Jan LaRue (1970, 2ªed.2011), realizou-se uma análise sistemática da linguagem musical presente nos estudos, destacando os aspectos técnicos e composicionais determinantes na construção da obra. A análise de estilo de LaRue propõe o entendimento do texto musical em dimensões de três magnitudes – macro, média e micro – e a decomposição em 4 elementos contribuintes e um quinto elemento combinador: (SHMRG – Som, harmonia, melodia, ritmo, crescimento). Os resultados obtidos corroboram com o entendimento das pesquisas de Wiese (1995) e Zorzal (2005) no que diz respeito à mescla de elementos estilísticos e composicionais presentes no jazz, na música do romantismo e impressionismo, e música popular brasileira. Além disso, verifica-se a utilização de elementos rítimicos com força temática, assim como a utilização coordenada das proporções das estruturas internas como fonte de crescimento. Espera-se com esse trabalho contribuir com as discussões referentes ao entendimento da linguagem musical de Radamés em suas obras para violão solo e oferecer aos violonistas e estudantes subsídio teórico para suas interpretações.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: