Análise do efeito da heurística comportamental da ancoragem no mercado acionário brasileiro
Abstract
Este trabalho analisa a presença e o efeito da heurística comportamental da
ancoragem na negociação de ações na bolsa brasileira, no período 2017 - 2020. Para
tal fim, utilizou-se um modelo de estimação com dados em painel em um grupo de 50
ações do Índice Bovespa. A partir de duas variáveis dummy, representando a
superação de níveis máximos e mínimos de preço das últimas 52 semanas, foi testada
a hipótese de que os preços passados influenciam a tomada de decisões de agentes,
alterando o volume de negociação em relação ao esperado. Identificou-se que, após
a superação dos níveis máximos de preço, o volume atípico tende a cair, enquanto
que a perda dos níveis mínimos levou a um aumento nesta variável. Desta forma, os
resultados validam as premissas da teoria das finanças comportamentais e da
heurística da ancoragem, ao mostrar que investidores utilizam certos níveis de preço
como âncoras para tomar decisões de compra e venda de ativos.
Collections
- TCC Ciências Econômicas [123]
The following license files are associated with this item: