As (im)possibilidades do ensino colaborativo nos anos finais do ensino fundamental
Fecha
2018-10-05Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa está vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e
Educação Inclusiva – GEPEIN e tem como objetivo analisar como os professores dos anos finais do
Ensino Fundamental compreendem o ensino colaborativo junto a estudantes com deficiência e/ou
(NEE). Desenvolveu-se uma pesquisa com dez professores de duas escolas do município de Santa
Maria - RS. As escolas foram escolhidas considerando como critério se seus professores receberam
ou não formação em serviço que contemplasse conteúdos sobre ensino colaborativo. A pesquisa foi
pautada por uma análise qualitativa e uma entrevista narrativa respondida pelos cinco professores da
escola que receberam formação e pelos outros cinco da escola que não receberam formação. Para
interpretação dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo, estabelecendo-se quatro categorias,
denominadas: compreensão sobre o ensino colaborativo; práticas de ensino colaborativo em contexto
escolar; articulação entre o professor de educação especial e o professor do ensino comum e a
quarta implicações do ensino colaborativo aprendizagem de estudantes com deficiência e/ou NEE.
Todos os dez professores mencionaram perceber o ensino colaborativo como importante, porém,
citaram fatores que dificultam sua realização, como por exemplo, dificuldade de articulação entre os
professores de educação Especial e de classe regular e o pouco tempo para realização desse modelo
de serviço. Pode-se observar que os professores que participaram da formação, tiveram momentos
para pensar a respeito sobre o ensino colaborativo. Já os professores que não receberam formação
compreendem que toda e qualquer ajuda/auxílio pode ser ensino colaborativo. Entende-se que o
ensino colaborativo ainda não é uma prática, é uma ação que precisa ser disseminada entre os
professores. Para que o trabalho colaborativo dos professores de educação especial e das diferentes
disciplinas ocorra com sucesso, é necessário que os profissionais envolvidos mantenham um diálogo
constante, somem suas responsabilidades quanto ao processo de ensino.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: