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dc.contributor.advisorWerlang, Gérson Luís
dc.creatorBarros, Guilherme Almeida de
dc.date.accessioned2021-04-16T11:21:17Z
dc.date.available2021-04-16T11:21:17Z
dc.date.issued2019-12-13
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20605
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Música: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogia, RS, 2019.por
dc.description.abstractThis work aims to explore the musical contents of the Workshop columns of the North American magazine Guitar Player, from 1990-1995, when the magazine was the most significant reference for guitarists looking for information and training in the electric guitar. Observing the informal nature of how this contact was made with the material by the musicians and how the electric guitar learning generally happens, this work undertook a collective didactic experience with three other participating guitarists. The phases of this educational activity are guided by the principles of the concept of self-directed learning, translated into Portuguese in this work as "aprendizagem autodirigida", as it is already accepted in publications in Brazil, in the critical and cooperative approach as proposed by the authors Merryl Hammond and Rob Collins. At first, the participants make individual contact with the material to be studied, interpreting it only with the resources provided by the descriptive text and the score. From this interpretation, each participant prepares and records a video performance. In a second phase during a face-to-face meeting, the impressions of what was studied are shared and discussed, the original videos collectively appreciated, to provide more resources for profiling competencies, and to improve technical and instrumental performance. These conclusions and considerations serve as new guidelines for the preparation of a second performance, also recorded on video. The discussions of face-to-face meetings are documented in audio recordings. Audio records and videos allow for a rich experience of knowledge exchange and for a reliable source of comparison to evaluate the effectiveness of the collective process on the individual. The learning model adopted proved to be efficient and produced satisfactory practical results in the evolution of the technique and the performance of the studied material.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectGuitarra elétricapor
dc.subjectGuitar Player magazineeng
dc.subjectAprendizagem autodirigidapor
dc.subjectElectric guitareng
dc.subjectSelf-directed learningeng
dc.titleUma experiência de aprendizagem autodirigida coletiva com as lições workshops da revista Guitar Playerpor
dc.title.alternativeA collective self-directed learning experience using the Guitar Player magazine workshops lessonseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMúsica: Músicas dos Séculos XX e XXI - Performance e Pedagogiapor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a explorar os conteúdos musicais das lições Workshop da revista norteamericana Guitar Player, de 1990 - 1995, quando a revista era uma relevante referência para guitarristas que procuravam informação e formação na guitarra elétrica. Observando a natureza informal de como esse contato se dava com o material pelos músicos e de como em geral acontece a aprendizagem da guitarra elétrica, este trabalho empreendeu uma experiência didática coletiva com mais três guitarristas participantes. As fases dessa atividade didática se orientam pelos princípios do conceito de self-directed learning, aqui traduzido como aprendizagem autodirigida, como já é aceita em trabalhos no Brasil, na abordagem crítica e cooperativa como é proposta pelos autores Merryl Hammond e Rob Collins. Em um primeiro momento, os participantes tomam um contato individual com o material a ser estudado, interpretando-o somente com os recursos fornecidos pelo texto descritivo e pela partitura. A partir dessa interpretação, cada participante prepara e grava uma performance em vídeo. Em um segundo momento, em encontro presencial, as impressões sobre o que foi estudado são compartilhadas e discutidas, os vídeos individuais apreciados coletivamente, com intuito de fornecer mais recursos para a geração de perfis de competência e aprimoramento da performance técnica e instrumental. Essas conclusões e considerações servem como novas diretrizes para a preparação de uma segunda performance, também gravada em vídeo. As discussões dos encontros presenciais são documentadas em gravações de áudio e, junto com os vídeos, permitem uma rica experiência de troca de conhecimentos, bem como uma clara fonte de comparação para verificar a eficácia do processo coletivo sobre o individual. O modelo de aprendizado adotado no trabalho se mostrou eficiente e produziu resultados práticos satisfatórios na evolução da técnica e da performance do material estudado.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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