Enquadramentos propostos por Veja no primeiro mês de campanha de Dilma Rousseff à presidência da república: campanhas de 2010 e 2014
Abstract
Este pesquisa é uma análise dos enquadramentos propostos pela revista Veja para a candidata à Presidência da República, Dilma Rousseff, no primeiro mês de campanha eleitoral nos anos de 2010 e 2014. Para nos utilizarmos o conceito de enquadramento e enquadramento jornalístico e para verificar os resultados adotamos o método de Análise de Conteúdo, priorizando o seu aspecto qualitativo. Também, apresentamos uma breve definição de campanhas eleitorais. Através da análise, foi possível identificar uma mudança no enquadramento que a revista propôs, em um primeiro momento, 2010, a então candidata era caracterizada como uma substituta ao ex-presidente Lula, sem personalidade e apenas seguido seus “ensinamentos”, já em 2014, o enquadramento é direcionado como Dilma sendo uma mulher de fibra, firme em suas decisões, que já não precisa mais do apoio de seu cabo eleitoral e que mudou o futuro do Brasil. Esta nova imagem, no entanto, é enquadrada com muita ironia, o que denota crítica e desconfianças por parte da publicação.