Leitura e equilibrio corporal: avaliação, correlação e treinamento
Fecha
2019-08-23Metadatos
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Este trabalho objetivou caracterizar o desempenho em leitura e equilíbrio corporal de escolares;
correlacionar esses resultados; elaborar programa de treinamento do equilíbrio corporal para crianças
e aplicá-lo em escolares com resultados inferiores em avaliações de leitura e testes vestibulares. Par-
ticiparam quarenta escolares do terceiro ano do Ensino Fundamental de escola pública, média de oito
anos e um mês. Realizou-se quatro estudos: caracterização das avaliações de leitura; caracterização
do equilíbrio corporal e correlação com avaliações de leitura, elaboração de programa de treinamento
do equilíbrio corporal para crianças e aplicação do programa em escolares. Realizou-se anamnese
quanto às queixas relacionadas à leitura e ao equilíbrio corporal. A avaliação da leitura incluiu Leitura
de Palavras Isoladas (SALLES et al., 2017), Teste de Fluência de Leitura (JUSTI e ROAZZI, 2012) e
Avaliação da Compreensão da Leitura Textual (SALLES e PARENTE, 2002). Os testes vestibulares
incluíram as provas oculomotoras da Vectoeletronistagmografia Computadorizada e Potencial Evocado
Miogênico Vestibular cervical e ocular. Elaborou-se um programa de treinamento do equilíbrio corporal
a partir da seleção de estudos que propuseram reabilitar a função vestibular, identificando protocolo
e/ou estratégia, público alvo, número/tempo de sessões, número /tempo de repetição e duração do
programa. Finalmente, aplicou-se este programa em escolares com desempenhos inferiores nas ava-
liações de leitura e teste vestibular. Para análise estatística utilizou-se o programa computacional Sta-
tistica 9.1, os testes não-paramétricos Mann-Whitney e Kruskal-Wallis para comparação entre grupos,
e os fatores de Person e Spearman para as correlações. Encontrou-se alta incidência de queixas rela-
cionadas à leitura, com prevalência de leitura lenta. Houve heterogeneidade nas avaliações de leitura,
com a formação de grupos conforme o escore em leitura de palavras e compreensão textual que foram
de déficit importante até a normalidade, e variação de zero a 45 acertos na fluência. Houve correlação
entre todas as habilidades de leitura, com presença de dissociação entre leitura de palavras e compre-
ensão. A queixa otoneurológica prevalente foi a cefaleia; as provas oculomotoras com variação foram
calibração e sacádico vertical, rastreio pendular horizontal e vertical. Houve presença de respostas para
todos os escolares no Potencial Evocado Miogênico Vestibular cervical, ao contrário do ocular, ausente
em alguns casos. Identificou-se correlação entre algumas provas oculomotoras e o Potencial Evocado Miogênico Vestibular, principalmente o ocular, com avaliações de leitura. Foi elaborado um programa
de treinamento do equilíbrio corporal para aplicação no público infantil, com duração de oito semanas,
sessões de trinta minutos duas vezes por semana, totalizando 14 sessões de treinamento. A aplicação
deste programa mostrou impacto variável no pós-treinamento tanto nas avaliações de leitura, como nos
testes vestibulares. Concluiu-se que houve correlação entre as habilidades de leitura, com dissociação
entre leitura de palavras e compreensão, confirmando que elas têm demandas distintas; as provas
oculomotoras verticais foram mais difíceis que as horizontais, e estiveram mais correlacionadas às
avaliações de leitura e ao potencial evocado miogênico vestibular, especialmente o ocular; o programa
de treinamento do equilíbrio corporal mostrou-se viável de ser aplicado em crianças, impactando de
forma variável tanto nas avaliações de leitura como nos testes vestibulares dos escolares.
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