Aprendizagem significativa de monômios: um olhar no contexto da educação bilingue de surdos
Fecha
2019-12-12Primeiro membro da banca
Leivas, José Carlos Pinto
Segundo membro da banca
Lunardi-Lazzarin, Márcia Lise
Terceiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nesta pesquisa desenvolvi uma análise relacionando a Teoria da Aprendizagem Sig-nificativa (TAS), com o objeto de investigação das práticas pedagógicas aplicadas nas aulas de matemática, ministradas em Libras (Língua Brasileira de Sinais), para alunos surdos. Elenco sobre os indícios da aprendizagem significativa relacionando-os ao sujeito surdo, que tem sua primeira língua (Libras) na modalidade gestual visual e o português como segunda língua na modalidade escrita. A instituição em que a pes-quisa foi desenvolvida está localizada na região do Vale do Rio Pardo, no estado do Rio Grande do Sul e é referência em educação de surdos. A mesma atende alunos surdos e ouvintes, sendo que os alunos surdos do Ensino Fundamental são atendidos em classes especiais com professores, em sua maioria, bilíngues. No Ensino Médio estão incluídos em classes de ouvintes, com presença de um tradutor intérprete de Libras/Língua Portuguesa. O objetivo dessa pesquisa é investigar indícios de apren-dizagem significativa no ensino de monômios para alunos surdos. E a problemática investigada é de: “Como ocorre o processo de aprendizagem significativa de alunos surdos, usuário da Libras, no estudo de monômios?”, fato que me instigou a constituir essa dissertação, na busca de estabelecer respostas e adquirir novos conhecimentos. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma turma de alunos surdos do 8º ano em classe especial, relacionando monômios, polígonos e as tecnologias, através do uso do sof-tware Dudamath. Conclui-se que para o processo de aprendizagem significativa de alunos surdos, usuário de Libras, no estudo de monômios é imprescindível a consti-tuição de conceito utilizando o visual, com significado na língua de sinais. Outro fator que propiciou a aprendizagem é a utilização de diferentes metodologias como figuras geométricas, software com ferramentas de fácil manuseio as quais foram as propostas no decorrer da pesquisa e possibilitou a aprendizagem dos alunos surdos com rele-vantes indícios de aprendizagem significativa, sendo elencados ao final através de mapas conceituais.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: