Gestão de riscos em processos administrativos em coordenações de curso de graduação: estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria

Visualizar/Abrir
Data
2019-10-31Primeiro membro da banca
Scarton, Luciana Maria
Segundo membro da banca
Grohmann, Márcia Zampieri
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo propor ações para mitigar riscos em processos administrativos executados pelas Coordenações de Cursos de Graduação da UFSM. Como referencial teórico foram apresentados aspectos relativos à governança pública e um dos seus mecanismos, à gestão de riscos, como também aspectos sobre processos organizacionais. Quanto ao método, a pesquisa tem caráter analítico, sendo classificada como qualitativa e quantitativa, e em relação à sua lógica é considerada dedutiva. Quanto ao resultado da pesquisa ela é aplicada, sendo que o método utilizado é o estudo de caso. Os dados foram coletados utilizando o questionário adaptado de Pôrto (2013), sendo respondido por 35 indivíduos. Também foi aplicado o método 5W2H em entrevistas com 10 indivíduos dentre os 35 respondentes do questionário para obter dados sobre o funcionamento de processo. Nestas entrevistas também foram identificados os riscos relacionados aos processos, seguindo a ordem da aplicação de gestão de riscos definida no COSO IFES. Para a análise dos dados executou-se as demais etapas do COSO IFES, classificando e identificando a resposta do risco para subsidiar a elaboração das ações de mitigação dos riscos. Os resultados obtidos demonstraram que para os 27 eventos de risco identificados, 4 riscos foram classificados como muito altos, 10 como altos, 8 como moderados e 5 como baixos. Sendo que foi possível indicar como resposta ao risco a mitigação de 14 riscos e propor 12 ações para viabilizar a mitigação destes riscos. Destas ações destaca-se a promoção de ações para reduzir os índices de reprovação em disciplinas possibilitando a diminuição da oferta de turmas extras (além da desproporcionalidade destas com as turmas regulares), da negativa de matricula por falta de pré-requisitos e do conflito de horários entre disciplinas solicitadas pelos alunos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: