Monitoramento da interação e colaboração no ambiente Moodle: um estudo de caso
View/ Open
Date
2019-12-19Primeiro coorientador
Martins, Márcio André Rodrigues
Primeiro membro da banca
Bernardi, Giliane
Segundo membro da banca
Hartmann, Angela Maria
Metadata
Show full item recordAbstract
O uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na área educacional aponta novas
alternativas metodológicas, ampliando o ensino para além do ambiente presencial. O presente estudo assenta-se
em um cenário de groupware na modalidade de ensino híbrido e foi desenvolvida na linha de pesquisa de
Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias
Educacionais em Rede da Universidade Federal de Santa Maria. O contexto criado utiliza metodologias inovadoras
com suporte de ambientes virtuais e faz parte da formação inicial de professores do curso de licenciatura em Ciências Exatas (CLCE) da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) no âmbito do Programa Conexões Universidade-Escola. A pesquisa propiciou avaliar a participação e interação de alunos e professores em um cenário de colaboração on-line. Para isso foi necessário planejar e implementar atividades/ferramentas específicas no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa do tipo estudo de caso, e para a consecução deste intento, utilizou-se como instrumento de coleta de dados questionários
com perguntas abertas e fechadas aplicado aos participantes e os registros de ações realizadas pelos usuários no
AVEA. Ficou caracterizado com os resultados obtidos que o AVEA se revelou uma plataforma de grande potencial
colaborativo, muito embora o professor tenha papel fundamental na escolha criteriosa dos recursos para promover
este potencial. As análises de acompanhamento dos estudantes utilizaram softwares específicos que poderão ser
disponibilizados aos professores para suas práticas avaliativas, possibilitando-os entender melhor o
comportamento dos alunos e identificar possíveis problemas de aprendizagem, oportunizando-os intervir quando
possível. Um guia das ferramentas utilizadas, destinado aos professores, foi elaborado como produto final da
dissertação. Por fim, ressalta-se a intenção de criar uma prática colaborativa entre os participantes para que
compreendam que as soluções dos problemas possam ser realizadas de maneira coletiva, modificando assim suas
formas de pensar e construir seu próprio conhecimento.
Collections
The following license files are associated with this item: