Cobrindo e descobrindo Lolita: as capas como traduções intersemióticas do romance de Nabokov
Resumo
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a relação texto-paratexto nas capas de
Lolita a partir da perspectiva da tradução intersemiótica. Sabemos que Lolita é uma
personagem altamente midiatizada, e que com o sucesso do romance de Nabokov
ela passou a habitar as mais diversas mídias, assimilando diversos sentidos. As
capas da obra, tanto as comerciais, quanto as do concurso realizado por Bertram em
2011, que constituem nosso corpus, são exemplos emblemáticos destas variadas
leituras. Tendo como base as capas enquanto traduções intersemióticas da obra,
percebemos uma dinâmica complexa, pois ao mesmo tempo que as editoras
necessitam de capas chamativas com vistas a atrair leitores, as capas não podem
se furtar ao seu compromisso de paratexto da obra. Deste modo, nos questionamos
a respeito de como, e se, podem fugir do facilmente comercial e ainda assim serem
atrativas? Bem como se apenas endossam o ponto de vista do narrador protagonista
ou se contemplam outros elementos, como a voz do oprimido? Nossa hipótese é
que enquanto algumas capas de maior apelo comercial endossam a perspectiva do
narrador, outras, sobretudo do concurso, conseguem abordar outros elementos. Na
tentativa de responder a estes questionamentos e verificar a confirmação ou não das
hipóteses dividimos nosso texto em cinco capítulos. No primeiro investigamos a
história da capa desde os primórdios, abordamos a questão da capa enquanto
paratexto da obra, bem como sua relação com o mercado editorial, dando exemplo
do que ocorreu em Lolita. No segundo capítulo tratamos da transmutação do verbal
ao visual, passando pela intermidialidade até a tradução intersemiótica no design de
capas. No terceiro investigamos a personagem, dando ênfase a sua sobrevida além
da literatura. No capítulo quarto abordamos a fortuna crítica do romance a fim de
verificar as principais tendências apontadas pela crítica literária. Por fim, no quinto
capítulo, criamos uma tabela para análise comparativa das capas a partir de duas
outras existentes. De modo geral, percebemos que enquanto a maioria das capas
comerciais selecionadas dão privilégio para a retratação da ninfeta acatando o ponto
de vista do narrador parcial, as capas do concurso abordam temáticas mais
variadas, inclusive contemplando alguns elementos ignorados pelas capas
comerciais.
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