A comunicação interna no gerenciamento de crise da Petrobras
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Data
2015-12-15Autor
Oliveira, Eduarda Palma de Freitas Antunes de
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A comunicação interna deixou de ser uma atividade secundária e se tornou uma poderosa ferramenta estratégica no processo de comunicação. A eficiência de uma comunicação interna faz com que os colaboradores se comprometam com os objetivos e as metas da organização, além de integrá-los e mantê-los informados sobre tudo que ocorre em seu local de trabalho. A comunicação interna assume grande relevância na prevenção de crises e/ou no gerenciamento das mesmas. É muito importante que a organização esteja preparada estrategicamente no momento em que ocorre a crise, para assim conseguir resolvê-la de maneira rápida. Diante disto, o presente trabalho estudou de que maneira a comunicação interna da Petrobras atua em situações de crise. A pesquisa bibliográfica e a entrevista realizada com um funcionário do Setor de Comunicação Interna e Relacionamento da Petrobras, assim como a observação não participante permitiu inferir que a empresa apresenta algumas falhas na comunicação interna. A comunicação externa ao ser priorizada durante a crise provoca um deslocamento da informação que deveria ser dos gestores para com os funcionários, para se concentrar na mídia. Desse modo, os funcionários são informados dos acontecimentos pela mídia ficando ao interesse midiático de mostrar e esconder o que convém.