Interesse público e construção de imagem: uma análise da comunicação pública realizada nas mídias digitais da Prefeitura de Pelotas/RS
Resumen
O presente estudo tem como tema a Comunicação Pública em mídias digitais para a construção de imagem pública. A delimitação do tema traz as estratégias de comunicação pública utilizadas nas redes sociais digitais pela atual gestão (2012-2016) da Prefeitura Municipal de Pelotas (RS) e sua influência na construção da imagem pública do Prefeito Eduardo Leite. O objetivo da pesquisa é analisar a formação da imagem pública do Prefeito e da Prefeitura de Pelotas, constituida através da comunicação pública digital presente nesta gestão. Os objetivos específicos são: identificar e analisar as ações e estratégias de comunicação pública utilizadas pelas mídias digitais da Prefeitura de Pelotas (RS) e do atual prefeito Eduardo Leite; classificar tais ações e estratégias de acordo com quem as gerencia: se o Poder Executivo ou a Gestão do Prefeito e; analisar a imagem pública do Prefeito a partir do conteúdo disponibilizado pelas mídias digitais selecionadas. A metodologia empregada nesta pesquisa possui caráter quanti e qualitativo, com viés crítico e interpretativo que possibilitou a proposição de uma matriz de análise comparativa, elaborada a partir de pesquisas bibliográficas. O estudo está organizado em três capítulos, sendo Comunicação Pública: da prática à construção teórica; Imagem Pública e Institucional: Porquê e Para que?; e Metodologia e Análise. A pesquisa permitiu identificar que a comunicação pública realizada pela Prefeitura de Pelotas, no âmbito digital, não se configura somente em uma categorização da comunicação pública – política ou governamental, mas em uma combinação de ambas. Para além, as ações e estratégias empregadas nas entrelinhas da comunicação pública possuem o enfoque político e o interesse de promoção de imagem, visando proporcionar visibilidade e impulsionar o reconhecimento do público eleitor, elevando o grau de credibilidade do agente político.