dc.creator | Pessoa, Cláucia Garcia | |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T19:07:03Z | |
dc.date.available | 2021-05-12T19:07:03Z | |
dc.date.issued | 2019-08-15 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20855 | |
dc.description.abstract | This study was produced in the context of Research Line 1 (LP1): Policies and
Management of Basic and Higher Education, Professional Master Course,
Postgraduate Program in Public Policy and Educational Management which aims to
understand the processes of management of centers linked to the Open University of
Brazil (UAB) considering the public policies, the selection process, the attributions
and the profile of the pole coordinator, with a view to the qualification of his
professional performance. To build the theoretical framework, the study uses authors
such as Belloni (2008), Maia (2007), Mill (2016), Moore (2008), Peters (2009). This
literature underpins what is brought here about distance education within the UAB
and educational management. Revisits the Law of Education Guidelines and Bases,
as well as the laws that regulate the distance modality in the country, especially
those concerning the UAB, focusing on the role of the pole coordinator. The definition
of the management concept, the understanding of the meaning of planning,
organization and direction resulting from the manager's competences are
fundamental elements for the research development. The methodological option is
identified in the qualitative approach, considering that the researcher is not outside
the reality that studies, on the margins of it, the phenomena to which he seeks to
understand and capture their meanings (TRIVINÕS, 2008; LAKATOS; MARCONI,
2008; GIL, 2009). As research subjects were defined six coordinators of poles with
active offer of the Pedagogy Course UAB / UFSM, three with more and three with
less time in the exercise as manager. Data were collected through semi-structured
interviews, conducted both in person and at a distance. To analyze the data, we used
the Discursive Textual Analysis, proposed by Moraes (2003), Moraes and Galliazzi
(2007). From the analysis three categories emerged: 1st) The process of choosing
the pole coordinator; 2nd) Perceptions about the duties of the pole coordinator; 3ª)
The difficulties experienced as coordinator of polo. It is perceived that the coordinator
of the pole is the main link between the municipal maintainer and the Higher
Education Institutions (HEIs), and their actions determine the growth, maintenance
and quality references to the coordinated pole. Observing and analyzing the actions
evidenced by the managers in the interviews as a product of the professional
master's research we elaborated a tutorial in order to contribute to qualify the
management process of a UAB System present support pole. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação superior | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Gestão de polos | por |
dc.subject | Universidade Aberta do Brasil | por |
dc.subject | Higher education | eng |
dc.subject | Distance education | eng |
dc.subject | Polo management | eng |
dc.subject | Open University of Brazil | eng |
dc.title | Caminhos e perspectivas da coordenação de polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM | por |
dc.title.alternative | Pathways and prospects of the open university poles coordination of Brazil within the UFSM | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este estudo foi produzido no contexto da Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e
Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional, do
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que
objetiva compreender os processos de gestão de polos vinculados à Universidade
Aberta do Brasil (UAB), considerando as políticas públicas, o processo de seleção,
as atribuições e o perfil do coordenador de polo, com vistas à qualificação de sua
atuação profissional. Para construção do aporte teórico, o estudo utiliza-se de
autores como Belloni (2008), Maia (2007), Mill (2016), Moore (2008), Peters (2009).
Essa literatura fundamenta o que é trazido aqui sobre educação a distância no
âmbito da UAB e da gestão educacional. Revisita a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, bem como as legislações que regulamentam a modalidade a distância no
país, especialmente as que dizem respeito à UAB, com enfoque no papel do
coordenador de polo. A definição do conceito de gestão, o entendimento do
significado de planejamento, organização e direção resultantes das competências do
gestor são elementos fundamentais para o desenvolvimento da investigação. A
opção metodológica identifica-se na abordagem qualitativa, ao considerar que o
pesquisador não fica fora da realidade que estuda, à margem dela, dos fenômenos
aos quais procura compreender e captar seus significados (TRIVINÕS, 2008;
LAKATOS; MARCONI, 2008; GIL, 2009). Como sujeitos da pesquisa, foram
definidas seis coordenadoras de polos com oferta ativa do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, sendo três com mais e três com menos tempo no exercício na função
de gestora. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas,
realizadas tanto presencialmente quanto a distância. Para analisar os dados, foi
utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes (2003), Moraes e
Galliazzi (2007). A partir das análises surgiram três categorias: 1ª) O processo de
escolha do coordenador de polo; 2ª) As percepções acerca das atribuições do
coordenador de polo; 3ª) As dificuldades vivenciadas como coordenadora de polo.
Têm-se a percepção de que o coordenador do polo é o principal elo de ligação entre
o mantenedor municipal e as IES (Instituições de Ensino Superior), sendo que suas
ações determinam o crescimento, manutenção e referenciais de qualidade ao polo
coordenado. Observando e analisando as ações evidenciadas pelos gestores nas
entrevistas como produto da pesquisa de mestrado profissional, elaboramos um
tutorial, com vistas a contribuir para qualificar o processo de gestão de um polo de
apoio presencial do Sistema UAB. | por |
dc.contributor.advisor1 | Cecchin, Andréa Forgiarini | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4684285806758483 | por |
dc.contributor.referee1 | Brancher, Vantoir Roberto | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Dalla Corte, Marilene Gabriel | |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |