Caminhos e perspectivas da coordenação de polos da Universidade Aberta do Brasil no âmbito da UFSM
Fecha
2019-08-15Autor
Pessoa, Cláucia Garcia
Primeiro membro da banca
Brancher, Vantoir Roberto
Segundo membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este estudo foi produzido no contexto da Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e
Gestão da Educação Básica e Superior, do Curso de Mestrado Profissional, do
Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que
objetiva compreender os processos de gestão de polos vinculados à Universidade
Aberta do Brasil (UAB), considerando as políticas públicas, o processo de seleção,
as atribuições e o perfil do coordenador de polo, com vistas à qualificação de sua
atuação profissional. Para construção do aporte teórico, o estudo utiliza-se de
autores como Belloni (2008), Maia (2007), Mill (2016), Moore (2008), Peters (2009).
Essa literatura fundamenta o que é trazido aqui sobre educação a distância no
âmbito da UAB e da gestão educacional. Revisita a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação, bem como as legislações que regulamentam a modalidade a distância no
país, especialmente as que dizem respeito à UAB, com enfoque no papel do
coordenador de polo. A definição do conceito de gestão, o entendimento do
significado de planejamento, organização e direção resultantes das competências do
gestor são elementos fundamentais para o desenvolvimento da investigação. A
opção metodológica identifica-se na abordagem qualitativa, ao considerar que o
pesquisador não fica fora da realidade que estuda, à margem dela, dos fenômenos
aos quais procura compreender e captar seus significados (TRIVINÕS, 2008;
LAKATOS; MARCONI, 2008; GIL, 2009). Como sujeitos da pesquisa, foram
definidas seis coordenadoras de polos com oferta ativa do Curso de Pedagogia
UAB/UFSM, sendo três com mais e três com menos tempo no exercício na função
de gestora. A coleta de dados se deu através de entrevistas semiestruturadas,
realizadas tanto presencialmente quanto a distância. Para analisar os dados, foi
utilizada a Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes (2003), Moraes e
Galliazzi (2007). A partir das análises surgiram três categorias: 1ª) O processo de
escolha do coordenador de polo; 2ª) As percepções acerca das atribuições do
coordenador de polo; 3ª) As dificuldades vivenciadas como coordenadora de polo.
Têm-se a percepção de que o coordenador do polo é o principal elo de ligação entre
o mantenedor municipal e as IES (Instituições de Ensino Superior), sendo que suas
ações determinam o crescimento, manutenção e referenciais de qualidade ao polo
coordenado. Observando e analisando as ações evidenciadas pelos gestores nas
entrevistas como produto da pesquisa de mestrado profissional, elaboramos um
tutorial, com vistas a contribuir para qualificar o processo de gestão de um polo de
apoio presencial do Sistema UAB.
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