Método de configuração de imagem: outros olhares
Resumen
Neste trabalho de conclusão de curso, objetiva-se revisitar métodos de auditoria de imagem organizacional, tendo como suporte principal a metodologia de Método de Configuração de Imagem (DE TONI, 2009). Busca-se apresentar uma matriz de audição de imagem que sistematize o processo e simplifique a usabilidade, com o propósito de efetivar-se como ferramenta estratégica organizacional, para empresas de pequeno e médio porte. Elegeu-se, como objetivos específicos a revisão do método de configuração da imagem proposto por De Toni (2009), a avalição dos déficits e facilidades do método do autor, a apresentação de uma nova proposta de matriz, e a validação da matriz sugerida. A metodologia utilizada foi bibliográfica, de caráter exploratório e experimental. Para o embasamento teórico da pesquisa, visando a uma melhor interpretação dos dados, utilizaram-se os conceitos de comunicação organizacional e auditoria de imagem. Como resultado desta monografia, infere-se que a matriz apresentada sana as dificuldades encontradas no Método de Configuração de Imagem de De Toni (2009). Na metodologia, propõe-se auditar a percepção dos públicos de uma organização e ser utilizada como ferramenta estratégica por gestores de pequenas e médias empresas, de forma sistêmica e perspicaz.