Modelagem de equações estruturais na decisão de compra do consumidor em feiras livres
Fecha
2019-08-27Primeiro membro da banca
Viacava, Keitiline Ramos
Segundo membro da banca
Christofari, Luciana Fagundes
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A demanda por produtos provenientes das cadeias agroalimentares curtas, especificamente as
feiras livres, está relacionada ao aumento da exigência dos consumidores no que tange a
preocupação com a qualidade dos alimentos e com os impactos da agricultura sobre o meio
ambiente. Esse estudo parte do princípio que o consumidor é o elo final e mais importante de
qualquer cadeia agroalimentar. Tem como objetivo analisar as intenções de compra do
consumidor em feiras livres na região do COREDE Rio da Várzea/RS a luz da Teoria do
Comportamento Planejado e dos fatores influenciadores no processo decisório. A TPB possui
três crenças – comportamentais, normativas e de controle – e baseia-se no pressuposto de que
os indivíduos tomam suas decisões de forma racional e utilizam sistematicamente as
informações que estão disponíveis, considerando as implicações de suas ações antes de
decidirem se devem ou não se comportar de determinada forma. O processo da tomada de
decisão do consumidor possui sete etapas, cada etapa possui diversos fatores – culturais, sociais,
pessoais e psicológicos – que influenciam a atitude do consumidor, os quais serão analisados
neste estudo especialmente na etapa da compra/comportamento. O escopo da pesquisa requer
uma análise envolvendo a interação desses dois aspectos teóricos, possibilitando a partir das
inferências estatísticas analisar simultaneamente múltiplas variáveis através do uso da técnica
de Modelagem de Equações Estruturais. O estudo descritivo e inferencial possui abordagem
quali-quantitativa. O período de coleta dos dados foi realizado de 12 de março a 27 de abril de
2019. O questionário foi aplicado a 195 consumidores das feiras livres utilizando a técnica de
amostragem não-probabilistica por conveniência. O modelo das relações causais das três
crenças e dos quatro fatores influenciadores permitiu testar se os sete constructos se
correlacionam. A correlação entre todos os indicadores foi significativa e positiva e o modelo
que obteve maior significância foi o modelo do constructo referente aos Fatores Pessoais. Nesse
modelo a preocupação com a saúde e a qualidade de vida foram as variáveis mais relevantes,
permitindo concluir que a busca por uma vida mais saudável faz com que os consumidores se
preocupem em procurar alimentos naturais, que são encontrados nas feiras livres. A relação
entre uma alimentação saudável influi em mudanças de hábitos da população, que cada vez
mais busca alimentos diversificados, elevando a procura por produtos de origem da agricultura
familiar.
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