Tempo de sobrevida em transportadores de granéis sólidos em um porto da região nordeste
Fecha
2019-02-19Primeiro membro da banca
Veiga, Claudimar Pereira da
Segundo membro da banca
Silva, Wesley Vieira da
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O objetivo dessa pesquisa foi estimar a sobrevida de um grupo de equipamentos industriais
portuários denominados transportadores de granéis sólidos, contribuindo assim para tomada de
decisão do processo de manutenção. Este estudo foi realizado na área de descarga de vagões e
embarque de minério do Terminal Marítimo Portuário localizado no litoral do estado do
Maranhão. O desfecho foi o tempo, em horas, até a falha dos equipamentos. As covariáveis de
interesse para comparação das curvas de sobrevida foram: (i) o turno de trabalho, dividindo-se
em (turno 1, turno 2 e turno 3); (ii) o equipamentos de origem classificados em (viradores de
vagões, empilhadeira recuperadora ou recuperadora); (iii) os tipos de minério, divididos em
(Sinter, Granulado, Pellet Feed ou Manganês); (iv) os tipos de falhas consideradas para o estudo
serão (sonda, chave de emergência, detectora de rasgo e sobrecarga) (v) e a área de operação,
classificadas como (descarga e embarque de minério). Utilizou-se o método de Kaplan-Meier
para estimar a probabilidade de sobrevida global e comparou-se as curvas utilizando o teste de
Log-rank. O efeito de cada covariável no tempo de sobrevida dos transportadores foi analisado
por meio do modelo de regressão de Cox e para o qual, foi realizada a análise de resíduos e
observações influentes. A probabilidade de sobrevida de 75% do sistema de movimentação de
material granel equivale a um tempo de disponibilidade operacional de 444 horas. Observou-se
que, dos 95 transportadores avaliados, 38 (40%) falharam e 57 (60%) foram censurados até o
final do estudo. Os resultados mostram uma diminuição significativa da probabilidade de
sobrevida dos equipamentos no decorrer do tempo de operação, além da diferença significativa
entre as curvas de sobrevida das covariáveis turno, tipos de minérios, quantidade de vagões e
toneladas movimentadas, indicado que as mesmas, são importantes preditoras no modelo de
regressão de Cox. Esta pesquisa apresentou uma contribuição original para a literatura, por ser
o primeiro estudo a investigar os fatores de risco associados a falhas de equipamentos utilizados
no Terminal Marítimo de Ponta da Madeira por meio da análise de sobrevida.
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