Políticas educacionais e ruralidades: perspectivas de gestão compartilhada das escolas municipais do/no campo de Uruguaiana-RS
Fecha
2018-01-15Primeiro membro da banca
Zitkoski, Jaime José
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Terceiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta Dissertação de Mestrado Profissional, decorrente de pesquisa na linha Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, apresenta um estudo acerca da Educação do Campo. Por objetivo geral priorizou analisar as demandas de gestão educacional dos espaços de ruralidades no município de Uruguaiana – RS e contribuir para a construção de uma proposta compartilhada, voltada à qualificação da gestão das escolas do/no campo. Por objetivos específicos definiu: analisar as políticas públicas educacionais para o meio rural e suas influências na constituição das diversas ruralidades existentes nos lugares onde estão situadas as escolas do/no campo de Uruguaiana – RS; identificar as principais demandas das escolas do/no campo do município de Uruguaiana – RS; reconhecer como os gestores educacionais compreendem a influência das políticas públicas destinadas à educação do/no campo no município de Uruguaiana – RS e sua repercussão na gestão das escolas em diversos espaços de ruralidades existentes; construir, compartilhadamente, uma proposta gestora para a educação do/no campo no município de Uruguaiana – RS, a qual caracterize as múltiplas ruralidades e as prioridades coletivas das comunidades escolares. A perspectiva epistemológico-política de pesquisa foi pautada na abordagem qualitativa. Para a realização desta pesquisa participante, foram adotadas técnicas de construção de dados com a realização de um estado do conhecimento, análise documental e círculos dialógicos investigativo-formativos; no entrecruzamento de dados, buscou-se embasamento nos processos de compreensão e interpretação pela análise de conteúdo. Os contextos de investigação foram as quatro Escolas Polo da Rede Municipal, localizadas no meio rural de Uruguaiana – RS, e os sujeitos foram quatro gestores escolares, funcionários, educadores e responsáveis por estudantes das quatro escolas municipais localizadas no campo, um gestor da Secretaria Municipal de Educação e um membro do Conselho Municipal de Educação. O principal desafio da pesquisa pautou-se em produzir uma visão diagnóstica do contexto das escolas do/no campo de Uruguaiana e organizar uma proposta gestora compartilhada para esse contexto, que contemple as demandas educacionais dos diversos espaços de ruralidades existentes neste município. Assim, este estudo buscou trabalhar na qualificação desses espaços educativos e de aprendizagem, valorizando as constituições identitárias e as singularidades das comunidades, suscitando a construção compartilhada de uma proposta gestora para as escolas do campo, produto desta pesquisa, voltada às políticas públicas e às ações que visem o desenvolvimento qualitativo de contextos educacionais em diferentes ruralidades, contribuindo, portanto, para minimizar as desigualdades e [re]significar o pertencimento ao campo.
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