dc.contributor.advisor | Ramos, Diego Berlezi | |
dc.creator | Lirio, Julio Cesar Schemberg | |
dc.date.accessioned | 2021-05-24T18:06:58Z | |
dc.date.available | 2021-05-24T18:06:58Z | |
dc.date.issued | 2021-01-29 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20964 | |
dc.description | TCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de graduação em Engenharia Elétrica, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | This paper introduces the prototype of a didactic bench aimed at teaching the fundamental concepts of lighting technology for Electrical Engineering courses. The approach reaches from the physical design of the prototype to the teaching methodologies suggested for the use of this pedagogical support for practical classes. During the research activity, there is a need to review the way in which the concepts of lighting technology are addressed in the classroom. This analysis is significant due to the fact that, recently, the Ministério da Educação issued the new Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) for engineering courses. In view of this, it is suggested the use of the bench as a complementary means for understanding the parameters of
lighting projects. As a result, to apply this bench in a classroom, a teaching strategy was developed that adopts Active Methodologies based on the concepts of Inverted Classroom and Problem-Based Learning (PBL). | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Bancada didática | por |
dc.subject | Luminotécnica | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas. | por |
dc.title | Desenvolvimento de uma bancada didática para ensino de luminotécnica | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | Este trabalho introduz o protótipo de uma bancada didática orientada ao ensino dos conceitos
fundamentais de luminotécnica para cursos de Engenharia Elétrica. Aborda-se aqui desde a
concepção física do protótipo até as metodologias de ensino sugeridas à utilização deste suporte
pedagógico para aulas práticas. Durante a atividade de pesquisa, evidencia-se a necessidade de
revisão da forma com que os conceitos de luminotécnica são abordados em sala de aula. Esta
análise é significativa devido ao fato de que, recentemente, o Ministério da Educação editou as
novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de engenharia. Em vista disso,
sugere-se a utilização da bancada como um meio complementar para a compreensão dos
parâmetros de projetos luminotécnicos. Como resultado, para aplicar esta bancada em uma sala
de aula, elaborou-se uma estratégia de ensino que adota Metodologias Ativas a partir dos
conceitos de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |