Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRamos, Diego Berlezi
dc.creatorLirio, Julio Cesar Schemberg
dc.date.accessioned2021-05-24T18:06:58Z
dc.date.available2021-05-24T18:06:58Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20964
dc.descriptionTCC (graduação)- Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de graduação em Engenharia Elétrica, RS, 2021.por
dc.description.abstractThis paper introduces the prototype of a didactic bench aimed at teaching the fundamental concepts of lighting technology for Electrical Engineering courses. The approach reaches from the physical design of the prototype to the teaching methodologies suggested for the use of this pedagogical support for practical classes. During the research activity, there is a need to review the way in which the concepts of lighting technology are addressed in the classroom. This analysis is significant due to the fact that, recently, the Ministério da Educação issued the new Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) for engineering courses. In view of this, it is suggested the use of the bench as a complementary means for understanding the parameters of lighting projects. As a result, to apply this bench in a classroom, a teaching strategy was developed that adopts Active Methodologies based on the concepts of Inverted Classroom and Problem-Based Learning (PBL).eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectBancada didáticapor
dc.subjectLuminotécnicapor
dc.subjectMetodologias ativaspor
dc.subjectSala de aula invertidapor
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas.por
dc.titleDesenvolvimento de uma bancada didática para ensino de luminotécnicapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoEste trabalho introduz o protótipo de uma bancada didática orientada ao ensino dos conceitos fundamentais de luminotécnica para cursos de Engenharia Elétrica. Aborda-se aqui desde a concepção física do protótipo até as metodologias de ensino sugeridas à utilização deste suporte pedagógico para aulas práticas. Durante a atividade de pesquisa, evidencia-se a necessidade de revisão da forma com que os conceitos de luminotécnica são abordados em sala de aula. Esta análise é significativa devido ao fato de que, recentemente, o Ministério da Educação editou as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de engenharia. Em vista disso, sugere-se a utilização da bancada como um meio complementar para a compreensão dos parâmetros de projetos luminotécnicos. Como resultado, para aplicar esta bancada em uma sala de aula, elaborou-se uma estratégia de ensino que adota Metodologias Ativas a partir dos conceitos de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto