Desenvolvimento de uma bancada didática para ensino de luminotécnica
Resumen
Este trabalho introduz o protótipo de uma bancada didática orientada ao ensino dos conceitos
fundamentais de luminotécnica para cursos de Engenharia Elétrica. Aborda-se aqui desde a
concepção física do protótipo até as metodologias de ensino sugeridas à utilização deste suporte
pedagógico para aulas práticas. Durante a atividade de pesquisa, evidencia-se a necessidade de
revisão da forma com que os conceitos de luminotécnica são abordados em sala de aula. Esta
análise é significativa devido ao fato de que, recentemente, o Ministério da Educação editou as
novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN’s) para os cursos de engenharia. Em vista disso,
sugere-se a utilização da bancada como um meio complementar para a compreensão dos
parâmetros de projetos luminotécnicos. Como resultado, para aplicar esta bancada em uma sala
de aula, elaborou-se uma estratégia de ensino que adota Metodologias Ativas a partir dos
conceitos de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL).
Colecciones
- TCC Engenharia Elétrica [193]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: