A dança é o que pensa que é: experimentos e escritos na arqueologia artistadocente em dança
Abstract
Este trabalho apresenta criações e escritas dialógico-crítico-criativas a partir da investigação laboral denominada “escrever-ler-dançar”. O processo criativo foi realizado na disciplina Seminário de TCC, do Curso de Dança Licenciatura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS). As principais problemáticas que entrecruzaram o trabalho criativo e escritural foram referentes a perguntas sobre “o que é a dança?” e “quem a dança pensa que é?”. Neste frenesi, concepções de corpo,
dança, filosofia, pedagogia e imagens enlaçam os procedimentos pesquisados, bem como suscitam reflexões acerca da formação do artistadocente. A abordagem metodológica da bricolagem potencializou e amalgamou o processo em diferentes
etapas e modos de conduzir o pesquisar/produzir. As imagens do corpo, como as imagens que se deram no corpo, foram construídas com sobrejustaposições e (pro)posições que dialogaram com as pedagogias que emergem ao longo do trajeto,
tanto imagético como prático da investigação. As escritas de si, entrepostas com as imagens do corpo, propõem que os fazeres artísticos e pedagógicos podem se agenciar e interpelar de maneira autoral, crítica e criativa, produzindo tanto a docência como a formação do artista da dança
Collections
The following license files are associated with this item: