Conversações espontâneas em ELE: a roda de conversa na perspectiva da análise da conversação e das crenças dos seus participantes
Fecha
2019-03-07Primeiro membro da banca
Sassi, María Pia Mendonza
Segundo membro da banca
Vesz, Fenando Zolin
Terceiro membro da banca
Vieira, Ana Nelcinda Garcia
Quarto membro da banca
Negreiros, Gil Roberto Costa
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Interações orais em língua estrangeira (LE) na sala de aula são essenciais para a aquisição da língua em
estudo. A interação oral na língua estrangeira é um dos principais elementos no processo de ensino e
aprendizagem, pois, além de facilitar a aprendizagem, determina a qualidade do processo
(BARBIRATO, 2016). Embora nas últimas décadas tenha sido ressaltada a importância das práticas
orais em sala de aula de línguas estrangeiras, a criação de espaços nos quais alunos e professores
possam interagir livremente na LE continua sendo um desafio para os cursos de formação de
professores. Pensando nisso, as Rodas de Conversa foram criadas para serem espaços que atendessem
às necessidades de prática oral em línguas estrangeiras através de conversações livres e espontâneas.
Inserida nesse contexto temático, a presente pesquisa tem por objetivo analisar as conversações
produzidas no projeto Rodas de Conversa em espanhol língua estrangeira (ELE), realizado com uma
turma do Curso de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) no primeiro
semestre de 2017. Dessa forma, trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo fundamentada nos
estudos da Análise da Conversação de Marcuschi (2005) e no estudo de crenças na aprendizagem,
conforme Barcelos (2000, 2001, 2004, 2010, 2011 e 2013) e Silva (2007, 2011), sendo priorizada a
abordagem contextual das crenças. O aporte teórico também está baseado na perspectiva de interação
social de Vygotsky (1998) e na abordagem das interações em sala de aula de línguas estrangeiras de
Barbirato (2005, 2016). Para a coleta de dados, foram utilizados questionários, entrevistas
semiestruturadas e filmagens dos encontros de Roda de Conversa realizados. Os resultados indicam que
as conversações produzidas nas Rodas de Conversa em LE configuram-se como conversações
semelhantes às que acontecem em ambientes fora da sala de aula, proporcionando aos alunos
oportunidades de interagir na língua estrangeira. A hipótese da pesquisa de que a Roda de Conversa é
um ambiente comunicativo capaz de produzir conversações espontâneas na sala de aula foi confirmada
por duas vias: a) através da Análise da Conversação realizada a partir da observação e do exame das
filmagens dos encontros; b) a partir da perspectiva dos alunos com base em suas crenças sobre o
projeto.
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