Caminhos para o desenvolvimento da expressividade na iniciação ao piano: processos de ensino-aprendizagem e avaliação da performance no contexto de uma escola de música
Abstract
Esta pesquisa foi desenvolvida em um contexto teórico-prático, revelando um estudo de caso desenvolvido em uma escola de música e artes que inclui um projeto social no interior do Rio Grande do Sul. A partir de um extensa pesquisa bibliográfica, buscou-se o desenvolvimento de três pilares capazes de nortearem a construção da expressividade musical ao piano, desde a iniciação, no contexto definido acima. Dentre eles: a) Formulação de um roteiro de conteúdos programáticos visando a organização do ensino e, ao mesmo tempo, a autonomia do professor na escolha de materiais pedagógicos e metodologias nos diferentes contextos de ensino-aprendizagem, com o objetivo de promover o aprendizado de fundamentos musicais de maneira sistemática; b) Promoção de ações diversas em um amplo conceito de arte e cultura, com a finalidade de ampliar o conhecimento tácito dos alunos, fundamental para o desenvolvimento da expressividade; c) Investigação de abordagens para definição de um sistema de avaliação que valorizasse a expressividade musical. Autores como Neuhaus (1973), Glaser e Fonterrada (2008), Polanyi (1966), Tourinho (1998,1999, 2000) e França (2000, 2002) serviram como aporte teórico para a construção e condução deste estudo. Como resultados finais e parciais, foram elaborados um conteúdo programático para os primeiros dois anos de estudo, um evento de imersão multicultural e a ampliação da compreensão sobre o conceito de avaliação musical, pelo corpo docente da escola.
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