dc.creator | Zanchettin, Luciana | |
dc.date.accessioned | 2021-06-29T17:16:43Z | |
dc.date.available | 2021-06-29T17:16:43Z | |
dc.date.issued | 2020-09-25 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/21251 | |
dc.description.abstract | The objective of this work is to present a teaching proposal through a didactic
sequence on the study of geometric transformations and their representation through
matrices. For this, we adopted the active methodology called Inverted Classroom and
divided the didactic sequence into individual learning and virtual spaces offered by the
Khan Academy platform and the GeoGebra software and in groups in the classroom
mode. The study planned to be developed in six meetings includes activities on
reflection, translation, rotation and scale transformation and their relations with
matrices. The activities of the didactic sequence were elaborated taking into account
the three moments of the Inverted Classroom: Pre-class, Class and Post-class and
besides the mathematical concepts to be treated, students will be challenged to
indicate situations that can be solved with the use of knowledge acquired on the
geometry of transformations. The work was carried out through a bibliographic
research of the documentary study type based on textbooks of Mathematics of High
school and Higher Education, scientific articles and access to the Khan Academy
platform and the GeoGebra software. We believe that this proposal can favor the
teaching and learning process and contribute to the development of students'
autonomy and creativity, contemplating the studied themes and contributing to the
solution of some social problem in the community or in the school environment. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Transformações geométricas | por |
dc.subject | Matrizes | por |
dc.subject | Metodologias ativas | por |
dc.subject | Sala de aula invertida | por |
dc.subject | Khan academy | eng |
dc.subject | GeoGebra | por |
dc.subject | Geometric transformations | eng |
dc.subject | Matrices | eng |
dc.subject | Active methodologies | eng |
dc.subject | Inverted classroom | eng |
dc.title | Transformações geométricas e matrizes: uma proposta de ensino com base na sala de aula invertida | por |
dc.title.alternative | Geometric transformations and matrices: a teaching proposal based on the inverted classroom | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é apresentar uma proposta de ensino por meio de uma
sequência didática sobre o estudo das transformações geométricas e sua
representação por meio de matrizes. Para isso adotamos a metodologia ativa
denominada Sala de Aula Invertida e dividimos a sequência didática em
aprendizagens individuais E em espaços virtuais ofertados pela plataforma Khan
Academy e o software GeoGebra e em grupos no modo presencial na sala de aula. O
estudo previsto para ser desenvolvido em seis encontros contempla atividades sobre
reflexão, translação, rotação e transformação escala e suas relações com matrizes.
As atividades da sequência didática foram elaboradas levando em conta os três
momentos da Sala de Aula Invertida: Pré-aula, Aula e Pós-aula e além dos conceitos
matemáticos a serem tratados, os estudantes serão desafiados a indicar situações
que podem ser resolvidas com o uso dos conhecimentos adquiridos sobre a geometria
das transformações. O trabalho foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica,
do tipo estudo documental, com base em livros didáticos de Matemática do Ensino
Médio e Superior, artigos científicos e acesso a plataforma Khan Academy e ao
software GeoGebra. Acreditamos que esta proposta possa favorecer o processo de
ensino e aprendizagem e contribuir para o desenvolvimento da autonomia e
criatividade dos alunos, contemplando os temas estudados e contribuindo para
solução de algum problema social na comunidade ou no ambiente escolar. | por |
dc.contributor.advisor1 | Rachelli, Janice | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5849885985531239 | por |
dc.contributor.referee1 | Bisognin, Vanilde | |
dc.contributor.referee1Lattes | XXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee2 | Magnago, Karine Faverzani | |
dc.contributor.referee2Lattes | XXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.contributor.referee3 | Brum, Valéria de Fátima Maciel Cardoso | |
dc.contributor.referee3Lattes | XXXXXXXXXXXX | por |
dc.creator.Lattes | XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |